Antes de viagem para Russía, Secretário-Geral da ONU encontra presidente da Turquia
Turcos têm dedicado ações diplomáticas para buscar o fim do conflito no Leste Europeu

Foto: ONU/Stéphane Dujarric
O Secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se reuniu com presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na capital Ancara, nesta segunda-feira (25). O Chefe da ONU disse que apoia os esforços diplomáticos do país turno no intuito de solucionar o conflito entre Rússia e Ucrânia e disse acreditar que o fim da guerra é um objetivo comum.
Durante o encontro, os dois líderes ressaltaram urgência de um acesso efetivo para evacuar os civis e levar ajuda às comunidades impactadas, por meio de corredores humanitários.
A visita a Turquia é parte de uma viagem oficial de Guterres, que seguirá para Moscou, na Rússia, e depois Kyiv, capital da Ucrânia, a partir desta terça-feira. Ele parte com o objetivo de encontrar o presidente Vladmir Putin e o ucraniano Volodymyr Zelensky.
Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, mais de 160 instalações de saúde foram atacadas. E pelo menos 2,4 mil pessoas morreram no país. Um apelo relâmpago da ONU indica que agora são precisos mais de US$ 2,25 bilhões para socorrer os ucranianos.