Anvisa aprova medicamento para tratamento do HIV

Remédio é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico

[Anvisa aprova medicamento para tratamento do HIV]

FOTO: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última segunda-feira (29), um novo tratamento para o HIV que reúne duas substâncias em único comprimido. Trata-se de uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico. Em nota, a agência reguladora disse que o medicamento é um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. 

"A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes", afirmou a agência, em nota.

O novo medicamento poderá ser prescrito para o tratamento completo da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 kg. O Brasil distribui gratuitamente todos os antirretrovirais desde 1996 e, desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!