Médica que tratou pacientes na África do Sul afirma que pacientes com Ômicron apresentam sintomas “muito leves”

A notícia da nova variante provocou reação de vários países, que proibiu viagens a países do sul da África

[Médica que tratou pacientes na África do Sul afirma que pacientes com Ômicron apresentam sintomas “muito leves”]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Uma médica sul-africana, uma das primeiras a desconfiar de uma cepa diferente de coronavírus entre seus pacientes, disse, neste domingo (28), que os sintomas da nova variante, a Ômicron, eram até o momento leves, podendo ser tratados em casa.

A doutora Angelique Coetzee, médica particular e presidente da Associação Médica da África do Sul, informou à Reuters que em 18 de novembro ela verificou que sete pacientes em sua clínica apresentavam sintomas diferentes da variante Delta, porém “muito leves”.

Agora, nomeada Ômicron pela Organização Mundial de Saúde, a variante foi descoberta e anunciada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD), em 25 de novembro, por conta de amostras retiradas de um laboratório de 14 a 16 de novembro.

Segundo Coetzee, um paciente em 18 de novembro disse em sua clínica ter ficado “extremamente cansado” por dois dias, com dores no corpo e dor de cabeça.

“Sintomas nesse estágio estavam muito relacionados à infecção viral normal. E porque não tínhamos visto Covid-19 nas últimas oito a dez semanas, decidimos fazer o teste”, disse ela.

O paciente e sua família acabaram testando positivo para a doença. No mesmo dia, outros pacientes chegaram com sintomas parecidos. Foi quando ela desconfiou que havia “algo a mais acontecendo”. Desde então, ela atendeu de dois a três pacientes por dia.

“Vimos muitos pacientes Delta durante a terceira onda. E isso não se encaixa no quadro clínico”, disse ela, informando que alertou o NICD no mesmo dia com os resultados clínicos.

“A maioria deles (médicos) está vendo sintomas muito, muito leves e nenhum deles até agora encaminhou pacientes para cirurgias. Temos sido capazes de tratar esses pacientes de forma conservadora em casa”, disse ela.

A notícia da nova variante, descoberta na África do Sul, provocou rápida reação de vários países, que impôs uma proibição de viagens a vários países do sul da África com efeito imediato.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!