Anvisa autoriza estudos de terapia inovadora contra câncer

A terapia será testada em pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B

Por Da Redação
Às

Anvisa autoriza estudos de terapia inovadora contra câncer

Foto: Dana-Farber Cancer Institute/Divulgação

A luta contra o câncer no sangue pode ter ganho um novo aliado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundherp) e pelo Instituto Butantan realizem estudos com  CAR-T, terapia inovadora com células geneticamente modificadas que agem contra alguns tipos de câncer. O foco do estudo será verificar a segurança e a eficácia do tratamento.

Segundo as informações, a terapia será testada em pacientes com leucemias do tipo linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B. 

Quando aprovado pela Agência de Alimentos dos EUA (FDA), em 2017, o tratamento foi considerado uma “nova fronteira na inovação médica” e uma “virada de jogo no tratamento de doenças intratáveis” e poderia ser reproduzido geneticamente em laboratório. Ele restaura a capacidade das células imunológicas, os linfócitos T, de atacar o câncer com eficiência e precisão.

Segundo a Anvisa, a partir de 2020, três tratamentos com células CAR-T de empresas farmacêuticas de biotecnologia estrangeiras foram aprovados no Brasil para o tratamento de leucemia, linfoma e mieloma.

“A ciência global está avançando rapidamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Os produtos de terapia avançada, que são uma nova fronteira na medicina, já estão disponíveis para muitos pacientes com doenças graves ou raras, que não têm outras opções de tratamento. Esses produtos incluem terapia gênica, terapias celulares e engenharia de tecidos”, explicou, em nota, a agência.

O objetivo agora é acelerar o desenvolvimento desse tratamento no Brasil para torná-lo mais acessível às populações que enfrentam cânceres hematológicos que se beneficiariam dessa terapia. Sem contar possíveis complicações e internações, os custos podem chegar a até US$ 500 mil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.