Ao vivo: CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi
Ex-ministro deixou governo após operação da PF sobre desvios do INSS

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Comissão Parlamentar Mista do Inquérito (CPMI) que investiga os desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebe o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, nesta segunda-feira (8) para prestar depoimento.
Perguntado sobre quando teria tido conhecimento sobre as fraudes no INSS, o ministro afirmou que só teve conhecimento da dimensão após a investigação da Polícia Federal.
“A gente infelizmente não tem o poder da adivinhação. Nunca tivemos capacidade de dimensionar o tamanho ou volume do que esses criminosos fizeram no INSS. Foi só depois da ação da investigação para valer, da PF”, afirmou.
Ainda ao longo da CPMI, o ex-ministro afirmou que deixou o cargo em decorrência de uma "campanha política" contra ele.
“Ficou insustentável pela campanha política que se fez contra mim”, disse.
O colegiado é presidido pelo senador e líder do Podemos, Carlos Vianna (MG). A oitiva tem gerado certo desgaste para o governo do presidente Lula (PT), já que Lupi deixou o governo em maio depois da operação da Polícia Federal sobre os desvios.
No total, todos os ministros dos últimos 10 anos foram convidados para poderem prestar esclarecimentos sobre descontos associativos indevidos. 12 ex-presidentes do INSS também foram convidados para prestarem esclarecimentos.
Confira mais no vídeo abaixo: