Apesar da medalha do Mérito do Livro, Daniel Silveira ignora Comissão de Cultura da Câmara
O deputado que é titular da Comissão, faltou 13 das 14 reuniões e justificou apenas uma falta

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Apesar de ter recebido a medalha da Ordem do Mérito do Livro pela biblioteca nacional, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) jamais compareceu a uma reunião deliberativa da Comissão de Cultura da Câmara, embora seja titular.
Instalada em 27 de abril, a Comissão realiza reuniões deliberativas (quando são votados projetos) e audiências públicas (debates com convidados). O deputado só marcou presença em uma audiência sobre "Cultura e Democracia", em 22 de junho e, ainda assim, não discursou. Silveira registrou 13 faltas e justificou apenas uma delas.
Ao G1, o deputado justificou as suas faltas alegando falta de tempo, por ser vice-presidente da Comissão de Segurança Pública. Ele afirmou ainda que mantém a vaga na Comissão de Cultura, sem comparecer, para "defender as pautas importantes quando estas são levantadas”.
Medalha do Mérito do Livro
Mesmo ignorando a Comissão de Cultura, o Daniel Silveira foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito do Livro no da 1º de julho. A honraria é concedida pela biblioteca nacional para personalidades que contribuem com a literatura.
A entrega da medalha a Silveira gerou forte reação contrária de instituições e intelectuais. Em carta, a família de Carlos Drummond de Andrade, um dos grandes homenageados pela medalha, disse que o poeta devolveria a medalha e que entregar mesma honraria ao deputado seria "deboche".