Aplicativo ajuda estudantes a escolherem curso técnico por perfil de interesse

Ferramenta do MEC deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano

[Aplicativo ajuda estudantes a escolherem curso técnico por perfil de interesse]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente o pré-lançamento do aplicativo SouTec. A plataforma visa estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico de acordo com cada perfil de interesse.

O anúncio aconteceu durante na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (12). A previsão de lançamento segue ainda para o primeiro semestre de 2022.

Segundo a pasta, no aplicativo, os estudantes deverão responder questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Ao terminar, o aluno terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional dele.

Ao menos 12 milhões de estudantes deverão ser contemplados, durante os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

“Essa demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [SETEC] do Ministério da Educação, que identificou a necessidade de os alunos brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. A ferramenta também pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira profissional, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”, divulgou o MEC.

Outro aplicativo também foi anunciado, nomeado de Jornada do Estudante. Este, por sua vez, visa unificar informações da trajetória dos estudantes, disponibilizando os registros educacionais e documentos pertinentes ao período desde o primeiro ingresso em estabelecimento de ensino, público ou privado, até o nível superior e de especializações.


Comentários