• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • 'Apodrecer na cama' pode ser um sintoma de depressão, aponta especialista

'Apodrecer na cama' pode ser um sintoma de depressão, aponta especialista

'Bed rotting' se torna popular entre os jovens e viraliza nas redes sociais

Por Da Redação
Ás

Atualizado
'Apodrecer na cama' pode ser um sintoma de depressão, aponta especialista

Foto: Reprodução/RedesSociais

'Bed rotting', que significa apodrecer na cama, em tradução liberal, se tornou um hábito, especialmente, para a Geração Z - nascidos entre 1995 e 2012. A ideia é realizar todas as atividades ainda na cama, como trabalhar, comer e curtir os momentos de lazer, saindo apenas para ir ao banheiro ou buscar o lanche entregue pelo aplicativo. A prática viralizou nas redes sociais recentemente e chamou a atenção de pesquisadores. 

Uma pesquisa publicada em 2023 na revista “The Lancet” apontou que os jovens da Geração Z têm apresentado problemas de saúde mental mais cedo que os millennials (nascidos entre 1981 e 1996). Depressão, isolamento social e sensação generalizada de desesperança em relação ao futuro estão entre as possíveis causas para explicar por que tantos jovens têm passado longos períodos na cama. 

A pandemia também está entre as causas, já que a pandemia também obrigou todas as pessoas a ficarem em casa - o que, para muitos jovens, representou limitação na capacidade de socialização e maior dependência do uso de smartphones. Quando o assunto é trabalho ou estudo, o Brasil é o segundo país, de um total de 37, com maior proporção de jovens, entre 18 e 24 anos, que não estudam ou não trabalham. 

Os dados são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2023. Por isso, a cama se tornou um "refúgio" para esses jovens. No entanto, especialistas alertam que a prática pode ser prejudicial para a saúde física e mental. Além de problemas estruturais, como dores no corpo, posturais, má circulação, fisiológicos, ao deixar de se alimentar direito, ir ao banheiro ou realizar higiene pessoal. 

No âmbito mental, especialistas apontam que os jovens podem optar por não ter mais atividades sociais, serem mais isolados, aumentando os sentimentos de solidão e pensamentos destrutivos. Passar menos tempo na cama pode ser uma maneira de descompressão e de autocuidado. A necessidade de praticar o 'Bed Rotting' pode ser um sintoma de depressão. 

Quando uma pessoa está com a doença, ela tende a perder o ânimo e o interesse em atividades antes prazerosas e a se isolar do resto do mundo. Logo, a cama torna-se um “lugar perfeito.” Especialistas solicitam que, caso haja a identificação de algum desses sintomas, deve-se procurar ajuda profissional para que haja o acolhimento e ajuda necessária neste momento. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.