Após 35 anos, Turquia e Armênia reabrem fronteira pela primeira vez após terremoto
Última passagem entre os dois países aconteceu em 1988, pelo mesmo motivo

Foto: OIM/Olga Borzenkova
Após 35 anos, uma passagem na fronteira entre Turquia e Armênia foi reaberta pela primeira vez, após o terremoto que devastou o país turco e a Síria na última segunda-feira (6), deixando milhares de mortos e feridos. A informação foi divulgada, neste sábado (11), pela agência de notícias Anadolu.
Segundo a agência, cinco caminhões com amparo para as vítimas dos tremores cruzaram o posto de Alican, no município turco de Eder.
Por meio de uma publicação no Twitter, o vice-ministro armênio das Relações Exteriores, Vahan Kostanaya, falou sobre o ocorrido. "A ajuda humanitária enviada pela Armênia cruzou a ponte de Margara, na fronteira entre Armênia e Turquia, e se dirige para as áreas afetadas pelo terremoto", escreveu.
Ainda segundo a agência, a fronteira foi aberta pela última vez em 1988. Na ocasião, o motivo também era a entrega de ajuda a pessoas atingidas por um terremoto. Naquele ano, um tremor atingiu a capital armênia, Erevã, deixando entre 25 mil e 30 mil mortos.
Conflito
Apartados pela lembrança do genocídio armênio em 1915 e pelo conflito em Nagorno-Karabakh, os dois países retomaram os contatos em dezembro de 2021 com a nomeação de enviados especiais que discutiram, em Viena, a normalização das relações. Os voos comerciais também foram retomados, em fevereiro de 2022.