Após casos suspeitos, Bahia recebe antídoto contra intoxicação por metanol
Ao todo, Ministério da Saúde enviou ao estado 90 ampolas de medicamento

Foto: Matheus Landim/GOVBA
A Bahia recebeu, na tarde deste sábado (4), 90 ampolas de etanol farmacêutico enviadas pelo Ministério da Saúde ao almoxarifado da Secretaria da Saúde (Sesab). O produto é usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, substância empregada ilegalmente na adulteração de bebidas alcoólicas.
De acordo com a Sesab, em média, cada tratamento completo exige cerca de 30 ampolas, tornando o envio um reforço estratégico para a rede estadual.
A ação ocorre no momento em que o estado investiga dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo que uma das pessoas morreu e a outra está internada.
LEIA MAIS:
•Salvador registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
•Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é registrado em Feira de Santana
Reunião emergencial
A Sesab informou ainda que realizará no domingo (5), às 9h30, uma reunião emergencial para tratar dos casos suspeitos de intoxicação. O encontro ocorrerá na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, em formato híbrido.
Foram convidados para o encontro o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Polícia Civil, além das secretarias municipais de Saúde e das diretorias de vigilância de Salvador e Feira de Santana.
Também participarão o Procon-BA, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom) e o Conselho Estadual de Saúde.
Segundo a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, o objetivo é alinhar os diferentes órgãos para garantir respostas rápidas e integradas.