• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Após cirurgias na coluna, jovem chinês consegue ficar em pé e deitar pela 1ª vez

Após cirurgias na coluna, jovem chinês consegue ficar em pé e deitar pela 1ª vez

Jiang Yanchen, apelidado de “o menino dobrado”, sofre de espondilite anquilosante e teve a altura reduzida a um metro

Por Da Redação
Ás

Após cirurgias na coluna, jovem chinês consegue ficar em pé e deitar pela 1ª vez

Foto: Reprodução/South China Morning Post

Um jovem chinês, de 21 anos, que ficou mundialmente conhecido por ter a coluna gravemente deformada, conseguiu se deitar e ficar em pé pela primeira vez após uma série de cirurgias. Jiang Yanchen, apelidado de “o menino dobrado”, sofre de espondilite anquilosante, condição que deformou sua coluna e reduziu sua altura para um metro.

De acordo com o South China Morning Post, Jiang passou anos enfrentando limitações severas de movimento até ser submetido a várias cirurgias corretivas. Recentemente, ele teve o corpo totalmente endireitado, o que ampliou sua mobilidade.

Atualmente, o jovem é estudante universitário mora na província de Shandong, no norte da China. A mãe dele, Yu Meiying, lembra os desafios enfrentados pelo filho nos últimos anos: “Sua cabeça ficava voltada para cima; ele mal conseguia ver ao calçar meias ou vestir calças e tinha que confiar no toque”.

No ano de 2022, Jiang Yanchen completou o exame de admissão do ensino médio deitado em um tapete de ioga e foi aceito na Universidade de Dezhou, com especialização em Engenharia de Energia. 

Em agosto de 2023, Jiang iniciou outro tratamento para tentar corrigir a coluna. Em 2024, ele passou a conseguir se sentar em cadeiras e ter uma linha de visão adequada.

No dia 25 de junho deste ano, após passar por quatro procedimentos, incluindo osteotomias cervicais, torácicas e lombares, além de uma cirurgia de liberação das articulações do quadril, ele teve o corpo endireitado.

“Entrei na faculdade de joelhos. Em seguida, pretendo me manter firme e fazer pós-graduação”, disse Jiang Yanchen após o sucesso dos procedimentos.

A mãe do jovem contou que a cirurgia final durou mais de 12 horas. "Tecnicamente, elas estavam nos limites superiores da dificuldade cirúrgica. Sua coluna foi corrigida em cerca de 170 graus. Assim que concluir a reabilitação, ele poderá voltar para casa”, disse.

A espondilite anquilosante (EA) é uma condição de longa duração em que a coluna e outras áreas do corpo ficam inflamadas, e costuma se desenvolver primeiro em adolescentes e adultos jovens. Os sintomas envolvem dor nas costas e rigidez, além de inchaço em diversas partes do corpo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário