• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Anvisa emite alerta sobre uso de canetas emagrecedoras após mortes suspeitas de pancreatite

Anvisa emite alerta sobre uso de canetas emagrecedoras após mortes suspeitas de pancreatite

Ao todo, seis suspeitas de mortes por pancreatite associadas à utilização das canetas foram registradas pela agência

Por Da Redação
Às

Atualizado
Anvisa emite alerta sobre uso de canetas emagrecedoras após mortes suspeitas de pancreatite

Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde

Após registrar seis mortes suspeitas de pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta segunda-feira (9), um alerta sobre a utilização dos medicamentos para o tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico.

Segundo divulgado pelo G1, além das seis mortes por pancreatite associadas à utilização das canetas, mais de 200 casos de pessoas que tiveram problemas no pâncreas durante o uso dos medicamentos também são investigados.

O alerta da Anvisa abrange todos os medicamentos que contenham dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida. Com isso, estão inclusas todas as canetas registradas no Brasil.

A pancreatite já consta como reação adversa na bula das canetas disponibilizadas no Brasil, no entanto, a Anvisa pontua que, recentemente, houve um crescimento nas notificações. Além disso, a agência reforça que as canetas devem ser utilizadas exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula, sempre com prescrição e acompanhamento profissional.

O que é pancreatite

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, órgão essencial para a digestão e regulação do açúcar no sangue. Ele é responsável por produzir enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos e hormônios como a insulina.

Nos casos de inflamação no pâncreas, essas enzimas podem passar a agredir o órgão, causando dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e febre. Em casos mais graves, a inflamação pode atingir outros órgãos, provocando falência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.