Após reunião, chegada de vacina russa Sputnik V ao Brasil é incerta

Primeiro lote está previsto para 28 de julho

Por Da Redação
Ás

Após reunião, chegada de vacina russa Sputnik V ao Brasil é incerta

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Após reunião virtual com Fundo Soberano Russo, na tarde desta quarta-feira (21), chegada de vacina Sputnik V contra a Covid-19 ao Brasil se tornou incerta. O primeiro lote estava previsto para desembarcar no dia 28 de julho no país. 

O presidente do Fundo Soberano Russo, em reunião com membros do Consórcio Nordeste, pediu prazo de 48h para avaliar posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em relação à compra das vacinas. Queiroga anunciou a retirada do imunizante russo do Plano Nacional de Imunização (PNI), alegando que o país já tinha doses suficientes da vacina para imunizar a população. 

Em nota, o presidente do Consórcio do Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, comentou sobre dificuldades. "A gente vence um obstáculo e aí aparece outro obstáculo. Ora é a Anvisa, ora é uma posição do Ministério da Saúde como aconteceu agora. Por isso que oficializamos pedindo um posicionamento.", afirmou. 

Documento solicitando posicionamento foi encaminhado ao Ministério da Saúde na terça-feira (20). 

Confira nota do presidente do Consórcio do Nordeste na íntegra: 

"“O esforço dos governadores do Brasil para que a gente tenha mais vacina tem sido uma corrida de obstáculos! A gente vence um obstáculo e aí aparece outro obstáculo. Ora é a Anvisa, ora é uma posição do Ministério da Saúde como aconteceu agora. Por isso que oficializamos pedindo um posicionamento. Hoje, na agenda com os russos, depois que estava tudo já acertado para a próxima semana termos a entrega das vacinas. Eles colocaram que precisavam avaliar sobre essa situação do ministério em um prazo de 48 horas e nós pedimos para que ficasse mantida o cronograma de entrega para que a gente possa rapidamente estar trabalhando mais vacina para mais vacinação e ao mesmo tempo salvar vidas no Brasil.”

Wellington Dias
Governador do Piauí
Presidente do Consorcio Nordeste"

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.