Após séculos de dominação britânica, Barbados se desprende da rainha Elizabeth II

Agora, ilha se tornará uma república

[Após séculos de dominação britânica, Barbados se desprende da rainha Elizabeth II]

FOTO: Getty Images

Depois de séculos de dominação britânica, Barbados deu adeus à rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta terça-feira (30). A mudança de status acontece depois de cinco décadas de debates sobre o regime de governo, que agora se  tornará uma república. Em outubro deste ano, o Parlamento da ilha se reuniu para escolher o presidente. A vencedora foi uma advogada e ex-juíza do Supremo Tribunal, Sandra Mason, que exercia o cargo de governadora-geral de Barbados desde 2018.

Ao lado da primeira-ministra Mia Mottley, Mason toma posse como a nova mandatária nesta terça. O ato final de independência, formalmente declarado em 1966, acontece em meio à frustração com o Reino Unido provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A ilha não recebeu vacinas e ajuda financeira de seus antigos governantes.  

Com o fechamento da economia, Barbados viu o Produto Interno Bruto (PIB) despencar e registrar queda de mais de 17% em 2020. O crescimento de 3,3% projetado para este ano não deve recuperar as perdas nem de longe.  A esperança é que o turismo, responsável por 36% do PIB da ilha, volte a criar empregos para boa parte dos quase 300.000 habitantes e gerar riqueza.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!