• Home/
  • Notícias/
  • Turismo/
  • Após séculos de dominação britânica, Barbados se desprende da rainha Elizabeth II

Após séculos de dominação britânica, Barbados se desprende da rainha Elizabeth II

Agora, ilha se tornará uma república

Por Da Redação
Ás

Após séculos de dominação britânica, Barbados se desprende da rainha Elizabeth II

Foto: Getty Images

Depois de séculos de dominação britânica, Barbados deu adeus à rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta terça-feira (30). A mudança de status acontece depois de cinco décadas de debates sobre o regime de governo, que agora se  tornará uma república. Em outubro deste ano, o Parlamento da ilha se reuniu para escolher o presidente. A vencedora foi uma advogada e ex-juíza do Supremo Tribunal, Sandra Mason, que exercia o cargo de governadora-geral de Barbados desde 2018.

Ao lado da primeira-ministra Mia Mottley, Mason toma posse como a nova mandatária nesta terça. O ato final de independência, formalmente declarado em 1966, acontece em meio à frustração com o Reino Unido provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A ilha não recebeu vacinas e ajuda financeira de seus antigos governantes.  

Com o fechamento da economia, Barbados viu o Produto Interno Bruto (PIB) despencar e registrar queda de mais de 17% em 2020. O crescimento de 3,3% projetado para este ano não deve recuperar as perdas nem de longe.  A esperança é que o turismo, responsável por 36% do PIB da ilha, volte a criar empregos para boa parte dos quase 300.000 habitantes e gerar riqueza.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário