Aprovação de edital para leilão do 5G no Brasil é adiado pela Anatel

A expectativa é de que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre de 2021

Por Da Redação
Ás

Aprovação de edital para leilão do 5G no Brasil é adiado pela Anatel

Foto: Reprodução/ Anatel

A aprovação da proposta de edital para o leilão de frequências do 5G foi adiada pela Agência Nacional de Telecomunicações. O presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, mais tempo para analisar o processo e prometeu trazer o voto até o dia 24 de fevereiro. A expectativa é de que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre de 2021.

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superiores ao 4G e permite um consumo maior de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. A nova tecnologia também possibilita a comunicação massiva e simultânea entre máquinas, possibilitando um grande avanço na produtividade na economia.

Apesar de toda a polêmica envolvendo os conflitos entre o governo e a China, a Huawei, principal fornecedora da tecnologia 5G, não proíbe a empresa de fornecer equipamentos às teles que disputarem o leilão. A vedação à companhia somente poderia ser concretizada por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o que, até o momento, não aconteceu.

A proposta de edital assegura ainda o roaming obrigatório em todo o País. As teles que levarem lotes em qualquer frequência terão cinco anos para garantir o acesso de assinantes visitantes entre as diferentes redes de cada operadora. Na prática, se uma localidade tiver apenas antena da Vivo, ela deverá dar sinal também aos usuários da Claro, Oi e TIM.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário