• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Aquecimento global: Emissões de gases de efeito estufa pode ser irreversível entre 2040 e 2050

Aquecimento global: Emissões de gases de efeito estufa pode ser irreversível entre 2040 e 2050

Ondas de calor podem afetar 70% da população mundial e 700 milhões de pessoas estarão expostas a secas severas

Por Da Redação
Às

Aquecimento global: Emissões de gases de efeito estufa pode ser irreversível entre 2040 e 2050

Foto: Reprodução/G1

Se as emissões de gases de efeito estufa não forem drasticamente reduzidos nesta década, a capacidade de adaptação dos países às mudanças causadas pelo aquecimento global pode acabar.

De acordo com o relatório da Chatham House, think tank (instituições que se dedicam a produzir conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos) britânica de pesquisa sobre o desenvolvimento internacional, fundada em 1920, as mudanças podem se tornar irreversíveis entre 2040 e 2050.

O alerta foi publicado na Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas, documento desenvolvido para subsidiar as tomadas de decisões dos chefes de Governo e ministros antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), marcada para acontecer de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Segundo o pesquisador sênior do Programa de Meio Ambiente e Sociedade da Chatham House, Daniel Quiggin, um dos autores do relatório, as metas definidas por muitos países para neutralizar as emissões de carbono e a maior ambição com relação às metas nacionais de redução de gases de efeito estufa são uma esperança, mesmo que não passem de promessas.

“Muitos países não têm políticas, regulamentações, legislação, incentivos e mecanismos de mercado proporcionais para realmente cumprir essas metas. Além disso, os NDCs [da sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada] revisados globalmente ainda não fornecem uma boa chance de evitar o aquecimento em 2ºC. Devemos lembrar que muitos cientistas do clima estão preocupados que, além dos 2ºC, uma mudança climática descontrolada possa ser iniciada”, alerta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.