• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Arquidiocese de Salvador emite comunicado sobre vídeo falso atribuído a Dom Sergio da Rocha

Arquidiocese de Salvador emite comunicado sobre vídeo falso atribuído a Dom Sergio da Rocha

Na gravação falsa feita com inteligência artificial, o Arcebispo pede ajuda financeira para o tratamento de uma criança

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Arquidiocese de Salvador emite comunicado sobre vídeo falso atribuído a Dom Sergio da Rocha

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia emitiu um comunicado nesta quinta-feira (15) para alertar os fiéis sobre a circulação, nas redes sociais, de um vídeo falso produzido com o uso de inteligência artificial (IA). No conteúdo, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, supostamente pede ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

Por meio de nota oficial, a Arquidiocese esclarece que o vídeo foi criada com IA e que não foi gravado nem autorizado por Dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo da instituição religiosa.

“Trata-se de uma falsificação produzida por meio de inteligência artificial (IA). O vídeo em questão não foi gravado nem autorizado por Dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da Arquidiocese. Ressaltamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos veementemente que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo. A Arquidiocese repudia o uso indevido da imagem de seu Arcebispo e alerta os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso”, afirma a nota.

A Arquidiocese reforça seu compromisso com a verdade e com a proteção dos fiéis contra fraudes, e solicita que qualquer conteúdo suspeito seja denunciado aos canais oficiais da instituição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.