Arquidiocese firma convênio com Prefeitura de Salvador para restauração do Cine Excelsior
Projeto inicial está orçado em torno de R$ 20 milhões

Foto: Divulgação
A Arquidiocese de Salvador firmou um convênio com a prefeitura nesta segunda-feira (19) para restauração do prédio do Cine Excelsior, localizado na Praça da Sé, Centro Histórico da capital baiana. O projeto inicial para a revitalização do espaço está orçado em torno de R$ 20 milhões. A proposta é que, após revitalizado, o prédio abrigue um Centro de Convenções, com espaço para eventos e festas. Isso, segundo o prefeito Bruno Reis (União Brasil), ajudará a sustentabilidade do Palácio da Sé.
“A reabertura do Cine Excelsior é um sonho antigo da cidade. Esse é um equipamento importantíssimo para resgatar nossa história. Através de uma parceria entre prefeitura e arquidiocese, vamos restaurar e reabrir esse equipamento. Além de funcionar como cinema, esse prédio terá outras atividades. Vamos usar esse espaço para recepção de diversas celebrações que temos aqui nas igrejas do Centro Histórico, além de servir para realização de apresentações artísticas e exposições”, afirmou o prefeito.
“A partir de agora será desenvolvido um projeto básico e executivo. Logo depois, vamos fazer a contratação desta obra. A prefeitura irá investir os recursos por meio da parceria com a igreja. Portanto, quem vier a operar terá que ressarcir a prefeitura pelo investimento e a igreja. Essa é uma iniciativa importante que vai somar a outras que estamos fazendo aqui no Centro Histórico. Isso, sem dúvidas, irá gerar emprego e renda”, completou.
Embora não seja tombado, o prédio do Cine Excelsior está em um local conhecido como "circuito de tombamento". Segundo o presidente do Centro Cultural Palácio da Sé, cônego José Abel Pinheiro, a revitalização será uma Parceria Público-Privada (PPP). Ele informou ainda que a empresa SalvadorPAR vai coordenar os passos da restauração.
Cine Excelsior
Inaugurado em 17 de abril de 1935, o Cine Excelsior foi o primeiro cinema católico da Bahia e ocupou o lugar do Cine São Jerônimo. O espaço foi fundado pelo frei Hildebrando Kruthaupse, que tinha como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção da ação evangelizadora dos franciscanos em Salvador.


