Arquivos secretos do papa Pio XII vão esclarecer posição diante do Holocausto

Estão disponíveis cerca de 20 mil fascículos

[Arquivos secretos do papa Pio XII vão esclarecer posição diante do Holocausto]

FOTO: Reprodução

O Vaticano vai abrir na próxima segunda-feira (2) o arquivo secreto do papa mais controverso da histórica recente da Igreja Católica, o Papa Pio XII cujo nome é Eugenio Pacelli.  Alvo de polêmicas dentro e fora da Igreja e cobrado por estudiosos há mais de cinco décadas, o arquivo compreende os anos de 1939 a 1958, o que coincide com a Segunda Guerra Mundial, evento que pode ter causado uma sombra no legado do pontífice.

Para um dos especialistas em História do cristianismo, Alberto Melloni, a abertura da documentação deve derrubar duas caricaturas que se consolidaram ao longo do tempo: a que considera, de um lado, Pio XII como o “Papa de Hitler” por sua omissão durante o Holocausto, e, de outro, a que sustenta sua ajuda para salvar centenas de judeus, narrativa iniciada no pós-guerra.

Estarão disponíveis aos pesquisadores cerca de 20 mil fascículos, entre eles telegramas da Secretaria de Estado (que cuida da diplomacia vaticana) e de outros órgãos internos, representando o maior volume já liberado pela Igreja.

Acordo com Hitler

Pio XII foi eleito em 1939, meses antes de estourar o conflito na Europa, ele foi acusado de omissão durante a guerra e de ajudar na consolidação do poder de Adolf Hitler (que era católico). Nascido em Roma, Pacelli foi uma das figuras mais influentes no Vaticano na primeira metade do século XX. Núncio apostólico (equivalente a embaixador) na Alemanha nos anos 1920, quando Hitler despontou nacionalmente, ele assumiu em 1930 a Secretaria de Estado da Igreja.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Gerente de cooperativa de crédito é investigada por desvio de R$ 700 mil reais na Bahia]

Celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos foram apreendidos na casa da investigada

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!