Comissária da ONU coloca Brasil na lista de países em que há preocupação sobre direitos humanos

“No Brasil, ataques contra defensores dos direitos humanos, incluindo assassinatos", afirmou

[Comissária da ONU coloca Brasil na lista de países em que há preocupação sobre direitos humanos]

FOTO: Denis Balibouse

A ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, fez o seu discurso anual nesta quinta-feira (27), onde realizou um balanço a respeito da situação dos direitos humanos no mundo. A alta comissária das Nações Unidos para Direitos Humanos, Bachelet incluiu o Brasil entre os aproximadamente 30 locais em que o assunto levanta preocupações mais urgentes. Segundo ela, ataques contra defensores dos direitos humanos no país indicam retrocessos "significativos" em políticas públicas de proteção do meio ambiente e dos indígenas e esforços para deslegitimar o trabalho da sociedade civil e de movimentos sociais.

“No Brasil, ataques contra defensores dos direitos humanos, incluindo assassinatos — muitos dos quais de líderes indígenas — estão ocorrendo em um contexto de retrocessos significativos em políticas de proteção do meio ambiente e dos direitos de pessoas indígenas. Há ainda um aumento da tomada de terras de afrodescendentes e indígenas, além de esforços para deslegitimar o trabalho da sociedade civil e de movimentos sociais", pontuou.

Em setembro de 2019, Bachelet já teria comentando sobre o mesmo assunto. Na ocasião, ela disse que havia um "encolhimento do espaço cívico e democrático" no país, criticando a atitude do governo de Jair Bolsonaro de celebrar o golpe militar de 1964.

No ano passado, cerca de 200 organizações sociais e movimentos de defesa dos direitos humanos lançaram um manifesto onde pedia que o Brasil não fosse reeleito para o Conselho de Direitos Humanos, acusando o governo de ser "antiuniversalista" e "glorificar atrocidades".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!