"As reformas são a melhor saída para a crise", diz Paulo Guedes

Segundo o ministro, a reforma administrativa deve ser enviada ao Congresso nesta semana

Por Juliana Dias
Ás

"As reformas são a melhor saída para a crise", diz Paulo Guedes

Foto: Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (9) que as reformas são a melhor saída para a crise econômica. Ele adiantou que deve mandar nesta semana ao Congresso Nacional a reforma administrativa e afirmou que também tem sugestões quanto à reforma tributária, que está em discussão na Comissão Especial no parlamento.

Sobre a influência do coronavírus na área, o ministro ressaltou que os efeitos são globais. "O coronavírus virou a gota d'água, o mundo já estava desacelerando e o coronavírus acelerou a queda da economia mundial". De toda forma, Guedes defende que o Brasil tem uma dinâmica própria e está "em plena reaceleração". 

"Nós temos que manter absoluta serenidade e a melhor resposta à crise são as reformas. Nós vamos mandar a reforma administrativa. O pacto federativo já está lá. Nós vamos mandar a reforma tributária e vamos seguir o nosso trabalho. O Brasil tem dinâmica própria de crescimento, é uma economia continental. Quando todo mundo estava voando o Brasil estava afundando, o Brasil não vai ao sabor do vento internacional", explicou.

Por seu lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse também nesta segunda que o governo precisar comandar o processo de saída da crise, para que os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) atuem juntos. Ele voltou a reclamar da demora para envio de textos.

"As reformas precisam chegar, mas nem a administrativa, nem a tributária chegaram. E a emergencial (PEC 186/19) o governo decidiu mandar uma em novembro, pelo Senado e não usar a do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) que já estava pronta desde 2018", opinou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.