Associação repudia alteração de ativos garantidores de planos de saúde; mudança pode gerar incertezas em clientes
A proposta será discutida na reunião da diretoria do ANS nesta segunda-feira (6)

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: PxHere
A Associação dos Servidores e Demais Trabalhadores da Agência Nacional de Saúde (AssetANS) repudiou na quinta-feira (2), por meio de nota, a possível alteração da resolução normativa n° 521/2022. A mudança está relacionada a aceitação de precatórios federais como ativos garantidoras das operadoras de planos de saúde. As informações são do Metrópoles.
“Tendo em vista o risco à imagem institucional da ANS, frente a proposição de alteração de tamanha relevância sem o devido debate técnico, a AssetANS vem se manifestar no sentido de que tal proposta não seja impulsionada”, escreveu.
Segundo avaliação da AssetANS, a substituição dessas reservas financeiras pelos precatórios causaria incertezas quanto a segurança dos clientes.
A entidade ainda pontua que a mudança, que será discutida nesta segunda-feira (6), durante reunião da diretoria colegiada da ANS, não tem subsídios tecnicos.
"Foi externalizada grande preocupação com o rito de proposição da alteração, sem subsídios técnicos”, pontuou.
A entidade encerrou a nota reiterando que está disponível para encontrar soluções mais efetivas.
"Reiteramos que a AssetANS está à disposição para estreitar o diálogo na busca por soluções que garantam uma regulação justa e sustentável para a sociedade brasileira”, concluiu.