Atenção à Dislexia

Confira o editorial desta terça-feira (16)

[Atenção à Dislexia]

FOTO: Divulgação

A desinformação sobre a dislexia é generalizada. As causas, manifestações e possibilidades de diagnóstico e tratamento ainda são desconhecidas por uma grande parte da população. O 16 de novembro de cada ano marca o Dia da Atenção à Dislexia.

A atenção à dislexia é prioridade na saúde da primeira infância, é uma das mais importantes deficiências do aprendizado – a criança tem dificuldades para ler, escrever, soletrar, enfim de aprender. De acordo com entidades ligadas à educação, estima-se que cerca de 20% do total das crianças sejam disléxicas.

De origem hereditária, quanto mais cedo se fizer o diagnóstico, melhor será para toda a família, que poderá se preparar para oferecer a atenção apropriada ao disléxico. 

Para tanto, é fundamental que os pais e a sociedade como um todo tenham acesso às informações necessárias para saber identificar o mal e ter consciência das amplas possibilidades de o disléxico ter sucesso na sua vida escolar e profissional.

Estudos e a experiência prática já demonstraram que o portador da dislexia pode ter desempenho semelhante ao não portador, se estimulado com tratamentos adequados. Estão disponíveis vários métodos que os ensinam a ler e a escrever com desenvoltura. 

A humanidade teve e tem grandes artistas, atletas e cientistas que são disléxicos, como Leonardo da Vinci, Vicent Van Gogh, Whoopi Goldberg, Steven Spielberg, Albert Einstein, entre outros.

A ausência de conhecimento sobre essas possibilidades leva muitos pais a tratarem os problemas como indisciplina ou preguiça das crianças. Essa postura associada à desinformação de seus colegas e ao baixo preparo de muitas escolas em identificar o quadro reforçam as dificuldades dos disléxicos, além de causar-lhes sérios prejuízos psicológicos.

Além das dificuldades de aprendizado impostas pela condição, problemas visuais são bastante frequentes em pacientes disléxicos, por isso, exames visuais são de fundamental importância para o sucesso do tratamento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos]

Os dados são de um estudo da ONG Todos Pela Educação com informações do Censo Escolar e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!