Ativista corporativo Gustavo Narciso conecta estilistas negros e indígenas em coleção inédita da C&A!
Único diretor negro de um instituto corporativo do Brasil, conecta o social a negócios através de Identidades que evidenciam a moda autoral brasileira

Foto: Kaique Talles
Conectar negócios e promover transformações sociais de grande impacto estão entre os compromissos do ativista corporativo e diretor executivo, Gustavo Narciso, 34, idealizador da Coleção Identidades - lançada na última terça-feira (4) pela C&A Brasil e Instituto C&A. Atuando frente à inclusão da diversidade aos espaços visibilidade, o ativista tem objetivo de revolucionar o cenário da moda nacional evidenciando marcas de estilistas negros e indigenas.
Atualmente único diretor negro de um instituto corporativo do Brasil, Gustavo aborda o ativismo corporativo como manifesto social para inclusão de pessoas negras e indígenas em espaços de visibilidade, trazendo como compromisso firmado, trabalhar a empregabilidade na moda, sobretudo com esses dois recortes étnico-raciais.
Neste cenário, a Coleção Identidades desenvolve a democratização do acesso a marcas autorais e promove novas possibilidades para toda a cadeia criativa.
“O projeto Identidades é o principal resultado das inquietações e oportunidades que eu vivenciei e observei ao longo da minha trajetória profissional. Ele foi pensado para atender dois grandes objetivos: o primeiro é a democratização do acesso a marcas autorais lideradas por pessoas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas, sejam pautadas por questões raciais, territoriais ou culturais e crenças; o segundo é oferecer para elas a visibilidade e novas possibilidades, que é a essência do nosso trabalho”, explica Gustavo Narciso, ativista corporativo e Diretor Executivo do Instituto C&A.
Trazendo as marcas Dendezeiro, Isaac Silva Brand, Nalimo e KF Branding para assinar uma coleção exclusiva na C&A, além de quatro afroempreendedores que atuam no ramo de joias e bijuterias, Gustavo Narciso vem fortalecendo a presença da diversidade dentro de espaços corporativos.
Sempre atento ao Brasil plural, Gustavo Narciso destaca a importância de colocar luz e investimentos em marcas e ações que promovam transformações sociais com olhar especial às minorias.
“Para além do olhar cuidadoso das raízes do Brasil como inspiração, estas marcas prezam pela transparência de sua cadeia de valor, sustentabilidade e diversidade. Amplificar essas mensagens para os consumidores da C&A foi um dos caminhos que encontrei para que esses resultados pudessem fazer sentido a todas as partes. Contudo, eu não queria que fosse uma simples Collab como a C&A e todo o mercado faz. Com ela, arquitetei símbolos e outros impactos laterais que esse consumo fosse simbolizar”, explica.
Saiba mais sobre Gustavo Narciso
Homem negro, homossexual, ativista corporativo e diretor do Instituto C&A, Gustavo Narciso atua frente à inclusão da diversidade aos espaços de visibilidade, conectando o social com negócios. Enfrentando diversos tipos de preconceito, mesmo que agora velado, Gustavo tem como conceito de vida o compartilhamento das suas conquistas com o coletivo. “A minha negritude só faz sentido se o coletivo se beneficiar das minhas conquistas, caso contrário eu prefiro não me envolver”.
Apesar da importância no reconhecimento profissional, a trajetória de Gustavo não se resume a ser diretor executivo de um dos maiores Institutos de moda do Brasil, seus passos vêm de longe. Em busca de ascensão e inclusão, ele fundou com mais três amigos a startup Incluser 一 uma ponte entre pessoas e instituições para avaliar e incluir pessoas negras, LGBTQIA +, pessoas com deficiência e mulheres no mercado de trabalho; Propôs e liderou o comitê de Diversidade da C&A e articulou o Lançamento da Coleção Pride 一 primeira do varejo realizada a partir da articulação do comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do instituto; Articulou parceria com a Transempregos e C&A 一 a parceria abriu oportunidades para profissionais transgênero em todo Brasil no período do Natal em 2018; e liderou o programa de Empreendedorismo do Instituto C&A 一 programa que tem como objetivo impulsionar a trajetória de marcas de moda autoral lideradas por pessoas que lutam para firmar seus direitos.
Entre suas conquistas, o último ano do programa de Empreendedorismo do Instituto C&A, coordenado por Gustavo, impactou 81% de negros e 4% de indígenas, entre eles 61% de mulheres e 16% de pessoas trans, resultando uma média de 1,6 pessoas empregadas por negócio apoiado, contando que 61% dos empreendedores apoiados trabalham exclusivamente em seu próprio negócio.