Audiência pública discute avanço do VLT e possível expansão até Alagoinhas
Encontro foi promovido pelo deputado estadual Robinson Almeida nesta quarta (13)

Foto: Divulgação
O avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as perspectivas de expansão do sistema foram debatidos nesta quarta-feira (13), na Ilha de São João, em Simões Filho, durante audiência pública presidida pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT).
A discussão foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), atendendo a solicitação do parlamentar.
Com 29,86% das obras concluídas no lote 1, o trecho entre a Calçada e a Ilha de São João terá 18 paradas ao longo de quase 17 km, dois pátios de manutenção, terminal de ônibus integrado e quatro obras de arte especiais: Ponte de São João, Túneis de Periperi, Viaduto de Paripe e Terra Armada de Olindina.
A previsão é que parte desse lote, correspondente a 4 km entre a Calçada e o Lobato, seja inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) até julho de 2026, com operação assistida e gratuita para a população. A conclusão total está prevista para 2028.
Durante a audiência, também foi anunciado que, no dia 10 de setembro, uma comitiva do Governo do Estado, formada por deputados e 20 representantes das comunidades beneficiadas, visitará a fábrica da CAF, em Hortolândia (SP), para inspecionar os trens antes de entrarem em operação.
O deputado Robinson Almeida destacou a importância do VLT para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.
“É a maior obra de mobilidade urbana em execução no Brasil, que vai integrar a região metropolitana, fortalecer o desenvolvimento de Salvador e de Simões Filho, com mais oportunidades e geração de emprego para a população. O VLT não é só um transporte, é uma obra de desenvolvimento econômico, de integração e de transformação social”, afirmou.
Ampliação do modal
Durante a audiência, o diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Maciel, apresentou a perspectiva de expansão do VLT.
•Início da operação do trecho 1 do VLT em Salvador tem projeção para janeiro de 2026
O modal deve chegar a Mapele, somando mais 6 km, e posteriormente a Camaçari, adicionando 24 km ao sistema. Há ainda a perspectiva futura de levar o VLT até Alagoinhas, o que adicionaria mais 101 km ao modal.