Auditores da Receita decidem paralisar projetos em forma de protesto
Funcionários se mobilizam a favor de bônus e contra cortes no orçamento

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com o Sindifisco, os auditores da Receita Federal aprovaram, nesta quinta-feira (23), a paralisação de todos os projetos nacionais e regionais do Plano Operacional como forma de protesto por cortes no orçamento do órgão em 2022 e a falta de regulamentação do bônus de produtividade.
A assembleia foi a maior reunida desde 2016. Mais de 97% dos 4.287 participantes aprovaram todos os pontos levantados. Até o momento, ao menos 635 auditores-fiscais se desligaram dos cargos de chefia em forma de protesto.
Na reunião, também foi aprovada a continuidade do movimento de entrega de cargos de chefia, que não serão ocupados por outros servidores do Fisco, além de realizar a operação padrão nas aduanas, com exceções para alguns tipos de cargas, sem que afete o trânsito de pessoas em viagem internacional.
Segundo o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, a paralisação deve atingir todas as atividades, exceto pela aduaneira.
"É paralisação em todas as atividades, mas na área aduaneira não é paralisação. É uma operação padrão, quer dizer um aumento do rigor, o que acaba demorando mais, direcionado a importação e exportação de carga. Não haverá nenhum tipo de impacto na vida do do viajante, do passageiro. Zero de impacto. Fiquem tranquilos, viajem tranquilos", disse.
Devido ao feriado de Natal, a mobilização está prevista para ter início a partir da próxima segunda-feira (27).


