• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bactérias causadoras da febre tifoide estão mais resistentes a antibióticos, diz artigo

Bactérias causadoras da febre tifoide estão mais resistentes a antibióticos, diz artigo

Doença é mais comum em comunidades sem acesso à saneamento básico

Por Da Redação
Ás

Bactérias causadoras da febre tifoide estão mais resistentes a antibióticos, diz artigo

Foto: Agência Brasil

Um artigo publicado recentemente na revista científica The Lancet Microbe mostra que as bactérias que causam a febre tifoide estão cada vez mais resistentes a antibióticos, além de terem se espalhado de maneira acentuada nos últimos 30 anos. 

A febre tifoide é uma doença sistêmica provocada por bactérias Salmonella enterica Gram-negativas do sorotipo Typhi (S. Typhi). Os principais sintomas são febre, prostração, dor abdominal e exantema róseo. "A análise mostra que cepas resistentes de S. Typhi se espalharam entre países pelo menos 197 vezes desde 1990. Embora essas cepas tenham ocorrido com mais frequência no sul da Ásia e do sul da Ásia ao sudeste da Ásia, leste e sul da África, elas também foram relatadas no Reino Unido, EUA e Canadá", dizem os autores do trabalho em comunicado.

No artigo, os pesquisadores classificaram como cepas multirresistentes aquelas que apresentassem características genéticas que se encaixassem na resistência a antibióticos de primeira linha: ampicilina, cloranfenicol e trimetoprima/sulfametoxazol. Os resultados foram preocupantes. As mutações genéticas que tornam a S. Typhi resistente às quinolonas, por exemplo, espalharam-se pelo menos 94 vezes desde 1990, sendo 97% originárias no sul da Ásia. Já as mutações resistentes à azitromicina apareceram ao menos sete vezes em um intervalo de 20 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 11 milhões e 21 milhões de pessoas adoeçam por causa da febre tifoide em todo o mundo anualmente. Deste total, entre 128 mil e 161 mil morrem. A doença é mais comum em comunidades sem acesso à água potável e saneamento básico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário