• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia completa dois anos de vacinação contra Covid-19 com 35 milhões de doses aplicadas

Bahia completa dois anos de vacinação contra Covid-19 com 35 milhões de doses aplicadas

Com avanço da imunização, número de mortes caiu mais de 66%

Por Da Redação
Às

Bahia completa dois anos de vacinação contra Covid-19 com 35 milhões de doses aplicadas

Foto: Divulgação

Há exatos dois anos, a Bahia aplicava as primeiras doses da vacina contra o Coronavírus. Em 19 de janeiro de 2021, uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena foram imunizados com a Coronavac, dando início a uma longa caminhada contra o tempo para salvar vidas. 

Em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%. A secretária da saúde da Bahia, Roberta Santana, destaca que a redução no número de mortes só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento desde os primeiros dias da pandemia.

 “Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável”, analisa.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Vânia Rebouças, em dois anos, mais de 35 milhões de doses dos imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o estado e, para viabilizar o processo, uma grande estrutura logística precisou ser montada, tornando a Bahia referência em todo o país.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário