Bahia cresce de rendimento no segundo tempo mas é derrotado pelo Sport em Pituaçu
Tricolor aumentou volume de finalizações após sofrer segundo gol do Leão mas não conseguiu empate

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia
O Bahia foi derrotado pelo Sport por 2 a 1, em duelo disputado na noite deste domingo (4), no estádio de Pituaçu, em Salvador, válido pela 13ª rodada da Série B. Com resultado, Tricolor se mantém na 16ª posição, com 12 pontos somados. Já o Leão da Ilha entra no G-6, e agora é quinto colocado, com 20 pontos somados.
A primeira etapa foi movimentada, mas sem muita coisa positiva para se extrair. O Bahia teve domínio da posse de bola, fazia de maneira mais organizada as transições da defesa para o ataque, mas demonstrava pouca criatividade na criação de jogadas, já o Sport encarava certa dificuldade para chegar bem ao ataque, principalmente pela afobação na troca de passes. Diante dessa estabilidade dos dois times, poucas chances claras de gol aconteceram.
O Sport teve a primeira boa oportunidade do confronto logo aos sete minutos após cobrança de falta de Thiago Neves, mas Marcão cabeceou a bola tirando tinta da trave de Douglas.
O Bahia respondeu aos 16 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado direito para dentro da área, Gilberto cabeceou a bola por cima do gol defendido por Luan.
O Sport voltou a ser perigoso novamente aos 32 minutos, em finalização de Thiago Neves dentro da área, mas a bola passou rasteira a esquerda do gol de Douglas.
O confronto parecia sob controle e caminhando para um nada empolgante 0 a 0, porém, aos 38 minutos, veio o lance decisivo na primeira etapa. Novamente com uma falha do sistema defensivo do Bahia.
Após chegada ao ataque do Sport, Patric recebeu dentro da área e na hora de driblar, foi tocado Juninho Capixaba e caiu, o pênalti foi assinalado. Hernane foi para cobrança e colocou no fundo das redes. Douglas ainda pulou no canto certo, mas não conseguiu evitar o gol. O único da etapa inicial antes do intervalo.
No retorno a segunda etapa, o Bahia tentava se organizar para buscar o empate nos minutos iniciais, mas defensivamente, o Tricolor voltou a falhar defensivamente comprometendo qualquer oportunidade de reação imediata.
Aos oito minutos, Thiago Neves, em cobrança de falta, jogou na área e Marcão subiu mais alto que todo mundo e testou para o fundo das redes de Douglas, ampliando o marcador em Pituaçu.
O Bahia demonstrava estar acomodado com o resultado. Lento, sem criatividade e facilmente contido pela marcação do Sport, o Tricolor em determinadas ocasiões só teve como fundamento trocar passes para o lado.
O Tricolor conseguiu ter a primeira boa chance da segunda etapa aos 20 minutos em jogada individual de Juninho Capixaba. O lateral driblou dois na jogada e chutou para a boa defesa de Luan Polli. No segmento da jogada, após cobrança de escanteio, confusão dentro da área e Fessin chutou forte, mas o goleiro Rubro-Negro fechou o gol e evitou que os donos da casa diminuíssem o placar.
Na base da pressão para diminuir o placar, o Bahia teve mais uma oportunidade claríssima de gol. Aos 26 minutos, após cobrança de falta na área, a zaga do Sport afastou mal e sobrou limpa para Gilberto, livre de marcação finalizar prensado cara cara com o goleiro Luan Polli, que cresceu diante do atacante.
Já superior depois do gol sofrido, o Bahia pressionou tanto que conseguiu diminuir o marcador. Com muita estrela, após mal entrar no jogo, Saldanha, de cabeça, após cobrança de escanteio aos 31 minutos, cabeceou livre dentro da área para o gol.
Só dava Bahia mesmo antes do gol de Saldanha. O time passou a ocupar mais o campo de ataque, principalmente se utilizando de jogadas individuais.
Aos 35 minutos, Daniel quase empatou o jogo em finalização de fora da área, que passou muito perto do gol de Luan Polli.
Já aos 44, foi a vez de Clayson quase empatar para o Tricolor em bela cobrança de falta que ia no ângulo, mas Luan Polli, um dos melhores em campo, fez linda defesa jogando para escanteio.
Com muita raça e vontade, o Bahia quase chegou ao empate. Aos 48 minutos, Clayson recuperou a bola no lado esquerdo e tocou para Gregore, de fora da área, chutar no canto do goleiro Luan Polli e igualar o confronto, mas após a chamada no VAR, foi constatado que o atacante tocou com a mão na bola em dividida com Marcão, e diante disso, o gol foi anulado. Sendo assim, o placar não foi novamente alterado.
Análise do Bahia na partida
O Tricolor voltou a ser aquele tão conhecido ao longo da Série A. O time com transições lentas entre defesa e ataque, de pouca mobilidade, sem conseguir organizar uma jogada com qualidade e, o principal, extremamente fraco no sistema defensivo, o pior do Brasileirão com sobras. Sempre passa a impressão de que qualquer bola jogada pra dentro da área é um Deus no acuda e trará perigo. Mais uma vez foi decisiva no revés desta noite.
Não dá mais para manter a dupla de defesa que hoje joga. Com um zagueiro de qualidade como Anderson Martins à disposição, fica sendo teimosia e insistência desnecessária insistir em Lucas Fonseca e Ernando. Mesmo sem ritmo de jogo é preciso arriscar a presença dele em campo, talvez com Juninho, isso antes que seja tarde demais.
É certo que não faltou entrega, nem vontade, mas faltou demonstrar qualidade técnica antes de ficar atrás do placar, talvez se tivesse atuado com a postura que atuou após sofrer o segundo gol do Leão, o Tricolor poderia sair com resultado melhor e se distanciado do Z-4, ao invés de seguir com ele na cola.