• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia entra em alerta para chuvas intensas e tempestades, aponta Inmet 

Bahia entra em alerta para chuvas intensas e tempestades, aponta Inmet 

Chegada de novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul provoca instabilidade

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bahia entra em alerta para chuvas intensas e tempestades, aponta Inmet 

Foto: Reprodução/Pexels

A Bahia está entre os estados que entraram em alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas e tempestades. O alerta começa a valer a partir de 00h01 deste domingo (1), e segue até as 10h de segunda-feira, 2. 

A previsão indica chuva volumosa, ventos fortes e possibilidade transtornos em áreas urbanas e rurais, especialmente em regiões já impactadas por preciptaçĩes recentes. O aviso também vale para outras regiões do país. 

Isso ocorre devido à chegada de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno típico do verão que provoca períodos prolongados de instabilidade. Segundo o Inmet, um corredor de umidade deve se intensificar e se estender da Região Norte ao Centro-Oeste e Sudeste do país. 

Esse cenário favorece a formação de áreas de instabilidade, elevando o risco de chuvas intensas, temporais e fenômenos associados, como rajadas de vento e granizo.  Para fevereiro, a previsão aponta volumes elevados de precipitação, com chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia. Os ventos podem chegar a até 100 km/h, aumentando o potencial de danos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.