• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Bahia goleia Melgar-PER no retorno à Fonte Nova e carimba vaga nas oitavas da Sul-Americana

Bahia goleia Melgar-PER no retorno à Fonte Nova e carimba vaga nas oitavas da Sul-Americana

Tricolor agora encara o Unión Santa Fé, da Colômbia, na próxima fase da competição

Por Da Redação
Às

Bahia goleia Melgar-PER no retorno à Fonte Nova e carimba vaga nas oitavas da Sul-Americana

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

O Bahia está classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (5), o Tricolor goleou o Melgar, do Peru, por 4 a 0, no retorno à Fonte Nova, e agora segue para a próxima fase da competição. O adversário seguinte será o Unión Santa Fé, da Colômbia, que passou pelo Emelec. As datas das partidas ainda serão definidas pela Conmebol.

Dominante em todo o jogo, o Bahia poderia ter encaminhado até um triunfo maior na primeira etapa. O Tricolor foi imponente em posse de bola, triangulação de jogadas, subidas ao ataque, e bem postado defensivamente, pouco foi ameaçado pelo Melgar, que já demonstrou não ter tanta qualidade técnica, e se mostrou uma equipe muito frágil para ser batida.

O primeiro chute a gol foi do Bahia, aos oito minutos, quando Gilberto arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol dos peruanos.

Melhor no jogo desde os minutos inicias, o Bahia não tardou a abrir o placar. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio de Juninho Capixaba pelo lado direito, Fessin, livre dentro da área do Melgar, só desviou no canto do gol peruano.

Com vontade de já encaminhar a classificação cedo, o Bahia esteve perto de anotar o segundo gol em duas oportunidades. Aos 16 minutos, após trama na entrada da área, Gilberto ajeitou para Elias, que chegou batendo de primeira e a bola passou perto do gol de Cáceda.

A segunda boa chance do Tricolor veio em contra-ataque em velocidade, quando Fessin avançou pelo lado direito e tocou bola no meio para Daniel, que chegou batendo colocado, de primeira e exigiu nova boa defesa Cáceda.

O caminho para o Bahia vencer o jogo era mesmo na bola área. Foi assim, que o Tricolor conseguiu anotar o segundo gol. 

Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio de Daniel, Gregore subiu com certa liberdade na área e cabeceou a bola para o fundo das redes peruanas.

Até então inofensivo no jogo, sendo dominado até, o Melgar teve muita dificuldade para avançar ao ataque, em decorrência da forte marcação imposta pelo Bahia na partida. Porém, mesmo assim, o time conseguiu ainda avançar para dentro da área Tricolor.

Aos 22 minutos, Daniel errou o passe na saída de jogo e deu a bola nos pés de Joel Sánchez, que avançou para dentro da área do Bahia e na hora de chutar no gol, foi bloqueado. 

Mesmo com o Melgar tentando equilibrando um pouco as ações do jogo, o Bahia não dava chances para o rival respirar. Tanto que já tratou de marcar o terceiro gol rapidamente.

Aos 33 minutos, Daniel deu bom passe para Fessin, que dentro da área do Melgar passou por dois zagueiros e bateu de canhota no ângulo, um golaço para aumentar a vantagem Tricolor na Fonte Nova.

O que já estava bom ficou ainda melhor um minuto depois. Aos 34 minutos, após contra-ataque rápido puxado por Daniel, o meia enfiou belo passe para Gilberto em profundidade bater na saída de Cáceda e transformar a partida em goleada.

Com imenso prejuízo, o Melgar tentava ao menos diminuir o placar antes da ida para o intervalo para pensar em uma reação, quase conseguiu já nos minutos finais da primeira etapa.

Aos 40 minutos, após cruzamento de Amoroso para área do Bahia, o jogador do Melgar cabeceou no travessão de Douglas. Foi a última boa finalização de perigo no jogo antes do intervalo.

Após uma primeira etapa avassaladora e com resultado já encaminhado, era natural que o Bahia diminuísse o ritmo na segunda etapa. O time viu o Melgar avançar mais ao campo de ataque, apesar de não criar nenhuma chance perigosa.  O Tricolor até respondia em alguns momentos mas não havia nenhuma oportunidade clara de marcar.

A melhor chance criada só veio acontecer aos 19 minutos, quando nos primeiros toques de bola, Rodriguinho deu belo lançamento para Nino, que invadiu a área do Melgar e cruzou rasteiro para trás e Saldanha, livre, sem goleiro, conseguiu finalizar a bola para fora. Chance inacreditável desperdiçada.

Com calma troca de passes, o Bahia só administrava o placar, enquanto o Melgar se desdobrava para tentar criar uma única oportunidade de diminuir o placar. Como não veio, o Tricolor só esperou pelo apito final do árbitro, mas antes disso, ainda teve oportunidade para marcar o quinto gol.

Aos 48 minutos, Alesson disparou com a bola dominada do meio campo, ganhou em velocidade dos defensores do Melgar, mas bateu em cima do goleiro Cáceda. Em seguida, o árbitro assinalou o fim do jogo.

Análise do Bahia na partida

Talvez tenha sido a melhor partida jogada pelo Bahia no ano, tamanha facilidade que o Tricolor teve no jogo. Dominou e colocou o jogo embaixo do braço. Letal nas subidas ao ataque, o Tricolor construiu a classificação logo nos 45 minutos de partida, resultado de muita eficiência nas chances criadas ao longo do jogo, boa recomposição defensiva quando perdia a bola e principalmente a imposição como mandante frente a um adversário de baixa qualidade técnica, o que não conseguiu no primeiro jogo.

Olhar para base deve ser prioridade para o Bahia. Dessa forma que surgem talentos e jogadores que possam render taticamente e financeiramente. Fessin contribuiu para isso, com a bela partida jogada, fez com que a classificação fosse alcançada, e dinheiro para próxima fase fosse embolsado. Saldanha também ganhou chance, e assim deve permanecer.

Apesar do adversário ter sido de qualidade inferior, o triunfo não pode ser desmerecido. A partida só ficou mais fácil de ser vencida pela postura ofensiva que o Bahia soube adotar e, também neutralizar qualquer possibilidade de perigo do adversário quando tinha posse de bola. Se tivesse continuado com a mesma postura da primeira etapa, talvez o placar seria histórico na Fonte Nova,
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.