Bahia perde para o Fortaleza e liga alerta para vaga na Libertadores
Há três jogos sem vencer, Tricolor cai para sétimo e vê rivais abrirem vantagem

Foto: Letícia Martins/EC. Bahia
O Bahia perdeu para o Fortaleza por 3 a 2, em confronto disputado na noite desta quinta-feira (20), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 34ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Tricolor caiu para sétima posição, com 53 pontos, enquanto o Leão do Pici subiu para 18º, mas agora com 34 pontos.
Foi uma boa partida disputada na Fonte Nova. O Bahia teve uma certa dificuldade em encontrar espaços diante da boa organização defensiva do Fortaleza, que se aproveitou muito bem dos contra-ataques e em dois deles, conseguiu abrir uma boa vantagem. A recomposição defensiva do Bahia, em especial pelas laterais foi o grande ponto negativo para que a equipe sofresse dois gols.
Logo com 50 minutos, Pochettino aproveitou a saída de bola errada do Bahia e bateu da entrada da área, mas a bola passou por cima do gol.
O Bahia respondeu aos quatro minutos. Erick Pulga bateu bonito, da entrada da área e o goleiro Brenno fez uma defesaça para evitar o primeiro.
O Fortaleza teve a chance clara de abrir o placar aos 23 minutos. Bruno Lopes recebeu belo lançamento nas costas da defesa do Bahia e tocou para Bareiro, completamente livre, bater completamente livre, e a bola bater no travessão. Incrível a chance desperdiçada.
A resposta do Bahia veio aos 28. Pulga arriscou da entrada da área e o goleiro Brenno conseguiu espalmar com dificuldade.
Com chances mais claras, o Fortaleza finalmente conseguiu abrir o placar aos 29 minutos. Herreira fez bela jogada pela direita e cruzou na medida para Bareiro desviar de cabeça e abrir o placar na Fonte Nova.
A desorganização defensiva do Bahia na lateral direita cobrou um preço caro novamente aos 35 minutos. Após cruzamento de Pochettino, Herrera apareceu livre de marcação e cabeceou no canto de Ronaldo, que não conseguiu defender.
Na segunda etapa, o Bahia por estar em desvantagem, aumentou o volume ofensivo no jogo, mas não conseguia furar o bloqueio defensivo do Fortaleza. O Leão do Pici, por outro lado, seguia explorando a lenta recomposição defensiva do time baiano, que seguia bastante exposto nas duas laterais do campo.
Aos 19 minutos, veio a chance do Bahia voltar para o jogo. Pochettino tentou afastar, mas deu um chute em Ademir dentro da área. O pênalti foi marcado e Willian José bateu deslocando o goleiro Brenno. 2 a 1.
O gol reanimou o Bahia que partiu para o campo de ataque em busca do empate. A entrada de Everton Ribeiro ao time fez o time ficar mais organizado e as chances surgirem com mais frequência.
Aos 28 minutos, Ademir arriscou chute rasteiro no canto e o goleiro Brenno se esticou para ir no cantinho e evitar o empate.
Apesar da melhora do Bahia, os tantos vacilos defensivos do Tricolor foram determinantes para que a derrota fosse consumada
Aos 30 minutos, Herrera fez uma jogada espetacular pela lateral, deixou Acevedo e Jean Lucas para trás, cruzou para área, Breno Lopes não conseguiu finalizar e a bola sobrou para Deyverson, que encheu o pé e estufou as redes de Ronaldo.
Aos 37 minutos, após cruzamento para área, o zagueiro do Fortaleza tentou cortar e quase mandou para o próprio gol, mas o goleiro defendeu no susto.
Com uma grande desvantagem no placar, o Bahia tentou correr atrás do prejuízo e conseguiu novamente diminuir o placar aos 42 minutos. Ademir recebeu passe na lateral, entrou na área e tocou para Thiago, que desviou para as redes e anotou o segundo.
Pikachu quase definiu a vitória do Fortaleza já nos acréscimos. Aos 46, o lateral entrou na área e bateu cruzado, mas Mingo cortou a bola que já havia passado por Ronaldo.
A última chance do Bahia chegar ao empate aconteceu aos 50 minutos. Após cobrança de falta de Cauly, Erick Pulga ajeitou de cabeça e Willian José encheu o pé, mas a bola passou longe da trave.


