Bahia perde para o Grêmio em Pituaçu e mergulha em crise

Tricolor chega a seis partidas sem saber o que é um triunfo

Por Da Redação
Ás

Bahia perde para o Grêmio em Pituaçu e mergulha em crise

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

A crise no Bahia parece não ter fim. O Tricolor foi derrotado pelo Grêmio por 2 a 0, em confronto disputado na noite desta quinta-feira (10), no estádio de Pituaçu, em Salvador, em confronto válido pela nona rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor baiano cai para 14ª posição, com nove pontos e, chega a seis partidas sem conquistar um triunfo sequer, vendo a zona de rebaixamento se aproximar cada vez mais.

O Bahia começou muito bem o confronto, achando espaços na defesa exposta do Grêmio. Livre e abusando da velocidade quando tinha a posse, o Tricolor tinha nos pés de Élber as melhores oportunidades de ir em direção ao campo do time gaúcho.

 

Gilberto teve a primeira boa oportunidade logo com 1 minuto de jogo, após erro de Paulo Miranda na defesa, Élber ficou com a bola e fez belo lançamento para Gilberto, o atacante nem dominou, posicionou o corpo e chutou forte para o gol, mas Vanderlei conseguiu espalmar, evitando o primeiro.

Mesmo com dificuldade para penetrar na pequena área, o Bahia foi superior em parte no confronto, dominante em posse de bola, organizado defensivamente e chegou mais ao ataque. Porém, viu o desempenho cair na reta final, e o Grêmio equilibrou o confronto e esteve perto de construir uma boa vantagem no jogo.

Juninho teve boa oportunidade de levar o Tricolor com vantagem parcial para o intervalo. Aos 13 minutos, Ernando recebeu um passe dentro da área pelo lado direito e cruzou na área, Juninho bateu de primeira e a bola assustou o goleiro Vanderlei.

Até então sem criar nenhuma situação de perigo e esbarrando na defesa do Bahia, o Grêmio foi chegar aos 15 minutos, em um lance ocasional. Após cobrança de falta ensaiada, David Braz recebeu de Alisson dentro da área, girou e chutou firme para boa defesa de Mateus Claus. Ótima chance desperdiçada pelo Imortal.

O Bahia encontrava muita dificuldade no setor defensivo do Grêmio. Aos 20 minutos, Rodriguinho dominou cruzamento na área, tabelou com Gregore e chutou rasteiro, Vanderlei precisou se esticar todo para evitar que a bola morresse no fundo das redes.

Gilberto aos 21 minutos, perdeu a chance mais clara do jogo, quando após lançamento em profundidade, Ernando deu uma casquinha e deixou Juninho cara cara com Vanderlei, que teve que sair do gol. O atacante com gol escancarado, cabeceou pra fora.

Como diz o ditado, quem não faz, leva. Punido pela ineficiência nas conclusões a gol, o Bahia viu o Grêmio abrir o placar.

Aos 23 minutos, Cortez cobrou lateral pelo lado direito, Diego Souza dividiu com Edson na área e após desvio, a bola sobrou pra Alisson, na entrada da área, finalizar rasteiro, para vencer Mateus Claus.

Se no começo o Grêmio apresentava dificuldade para adentrar na defesa do Bahia, o gol aparentemente fez o time encontrar mais espaços na defesa do Bahia, o que era natural, já que o time se mostrou mais organizado e explorando bem as jogadas pelas laterais. Foi assim, que Diego Souza, aos 31 minutos, quase marcou o segundo de cabeça, após cruzamento de Éverton, porém, a bola subiu por cima do travessão.

Aos 41 minutos, Isaque poderia ter aumentado a vantagem do Imortal após bela jogada trabalhada no campo de defesa do Bahia, Diego Souza ajeitou de letra, na entrada da pequena área para Isaque finalizar rasteiro e ver a bola sair perto da trave de Claus.

No último lance antes do intervalo, aos 46, Orejuela em finalização de esquerda, chegou muito perto de fazer o segundo, a bola passou centímetros da trave do Bahia. Chance inacreditável perdida pelo Grêmio.

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio impôs a superioridade, que já estava bastante notável ao fim da primeira etapa, mas antes, sofreu um susto grande, já que o Bahia esteve perto de igualar o marcador.

Aos seis minutos, David Braz cometeu um erro na defesa e a bola sobrou para Gilberto, que disparou em velocidade, passou por Paulo Miranda, chutou cruzado, mas Vanderlei fez boa defesa para evitar o empate.

Novamente por não ter aproveitado a chance criada logo no início do jogo, o Bahia foi punido aos nove minutos, quando após rápida troca de passes do Grêmio, Everton tocou para Darlan, dentro da área, bater de primeira, estufando as redes de Mateus Claus.

A vontade no jogo, o Grêmio quase transformou o placar em goleada aos 11 minutos, quando a defesa do Bahia vacilou no meio campo, Isaque recuperou a bola, avançou em velocidade, mas finalizou fraco à direita do gol do Tricolor baiano.

Já em grande desvantagem no jogo, o Bahia tratou de tentar ao menos amenizar o prejuízo. Quase teve sucesso aos 13 minutos, quando Rodriguinho recebeu da entrada da área, girou e chutou firme, a bola desviou e tocou na trave de Vanderlei.

Aos 14 minutos, Orejuela teve outra boa oportunidade pelo lado direito após chute forte, mas o goleiro Mateus Claus fez bela defesa mais uma vez.

A expulsão de Matheus Henrique, aos 18 minutos, fez o Bahia ter uma certa liberdade para avançar no campo defensivo do Imortal. 

Aos 20 minutos, Élber teve a chance de marcar o primeiro para o Bahia após cruzamento dentro da área e finalização no canto, mas Vanderlei, como nas outras oportunidades, fez bela defesa jogando para escanteio.

O Grêmio respondeu aos 28 minutos, quando Luiz Fernando avançou em velocidade, deixou a zaga do Bahia para trás e chutou forte. Mateus Claus mais uma vez espalmou jogando para escanteio. Na sequência do lance, Luiz Fernando teve boa chance em chute rasteiro, mas o goleiro do time baiano fez mais uma bela defesa.

Para piorar a situação do Bahia na partida, Gregore foi expulso aos 32 minutos, após entrada dura em Orejuela, deixando os dois times com dez em campo.

Já com boa vantagem construída, o Grêmio passou a administrar a posse de bola e deixar o tempo passar. Sem ser ameaçado, o Tricolor gaúcho esperou só o apito final para decretar o triunfo na partida.

Análise do Bahia na partida

De nada adiantou o Bahia ter começado bem os primeiros 20 minutos de jogo, já que o Tricolor foi engolido pelo Grêmio ao longo da partida. Completamente perdido na defesa, desperdiçando oportunidades claras de gol. O time só não foi goleado nesta noite graças a grande partida feita pelo goleiro Mateus Claus.

A partida jogada pelo Bahia lembrou muito a derrota sofrida para o Flamengo, mas diferente do que foi com o time carioca, os gremistas não tiveram tanta eficiência na hora das conclusões a gol. Sorte dos baianos.

Defesa bagunçada, meio de campo inoperante, ataque improdutivo. Mano Menezes terá um longo trabalho para organizar esse time, sem dúvida um dos piores do campeonato. Uma equipe totalmente desorganizada, que mesmo jogando com um homem a mais poderia ter sido goleado, e seria até merecido pelo que jogou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.