Bahia Pesca realiza nova coleta para monitorar organismos em área atingida pelo óleo
Serão incluídas cerca de 500 amostras de peixes e crustáceos

Foto: Reprodução
A Bahia Pesca retomará na próxima segunda-feira (27) a coleta de pescado em áreas atingidas pela mancha de óleo em 2019. A ação tem por objetivo monitorar se os organismos continuam livres de contaminação por hidrocarbonetos.
De acordo com a última análise feita, 99% dos organismos não estavam contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em níveis superiores aos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguros. Segundo o levantamento, na próxima coleta serão incluídas cerca de 500 amostras de peixes, ostras e crustáceos de dez cidades baianas: Jandaíra, Conde, Entre Rios, Camaçari, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Valença e Taperoá.
De acordo com último balanço do Ibama, 1.004 localidades já foram atingidas pelas manchas no litoral brasileiro. O levantamento aponta que 130 municípios de 11 estados - nove do Nordeste, além de Rio de Janeiro e Espírito Santo, são afetados pelos vestígios de petróleo. A Bahia é o estado com o maior número de ocorrências (215).


