• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia registra mais de 70 mil processos relacionados à violência contra a mulher

Bahia registra mais de 70 mil processos relacionados à violência contra a mulher

Estado aparece entre os três com maior número de ações no país, segundo levantamento do Escavador realizado entre 2023 e setembro de 2026

Por Malu Araújo
Às

Bahia registra mais de 70 mil processos relacionados à violência contra a mulher

Foto: Arquivo Agência Brasil

A Bahia registrou 70.608 processos relacionados à violência contra a mulher entre janeiro de 2023 e setembro de 2026, segundo levantamento realizado pelo Escavador. O estado aparece em terceiro lugar entre as unidades federativas com maior número de ações no período, atrás de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Em todo o Brasil, foram identificados mais 659 mil processos envolvendo violência doméstica, Lei Maria da Penha, violência psicológica contra a mulher e lesões relacionadas. Somente em 2026, até 28 de setembro, foram registrados cerca de 130 mil processos no país. 

Apesar da redução gradual observada no número de ações ao longo dos anos, o levantamento alerta que a queda não significa necessariamente uma diminuição da violência contra a mulher. O número de casos que chegam ao Judiciário também pode ser influenciado pela decisão das vítimas de denunciar ou buscar ajuda. 

De acordo com Dalila Pinheiro, advogada e coordenadora jurídica do Escavador, fatores como medo do agressor, dependência familiar e falta de informação podem dificultar a denúncia e contribuir para que casos de violência não cheguem à Justiça.

"Em outros casos, a vítima pode sofrer ameaças ou acreditar que a situação não vai mudar. Por isso, mesmo diante da redução registrada nos processos, ainda estamos falando de um volume muito alto de casos que chegaram ao Judiciário. Imagine os que não chegaram ainda. Portanto, há uma urgência em ampliar a prevenção, a rede de informação, de acolhimento e de proteção às mulheres”, explica Dalila.

Os dados também mostram que o Nordeste concentra cerca de 177 mil processos, atrás apenas da região Sudeste, que reúne aproximadamente 253 mil. Juntas, as duas regiões representam quase dois terços dos registros identificados no levantamento.

O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro, reforça a discussão sobre prevenção, denúncia e fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

Mulheres em situação de violência podem buscar orientação e denunciar pelo Ligue 180, serviço do Governo Federal que oferece atendimento e informações sobre os serviços disponíveis. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.