Bahia tem quase o dobro da média nacional de crimes violentos em 2020

Especialistas alertam para efeitos da pandemia e da violência policial

Por Da Redação
Às

Bahia tem quase o dobro da média nacional de crimes violentos em 2020

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Brasil registrou uma alta de 7% no número de assassinatos de janeiro a maio de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. O mês de maio deste ano registrou estabilidade (-0,3%) em relação ao mesmo mês de 2019. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O índice aponta que ocorreram 19.382 mortes violentas de janeiro a maio deste ano. No mesmo período no ano passado, foram 18.120. A alta de 7% ocorre mesmo em meio a pandemia do coronavírus, quando estados e municípios adotaram medidas de isolamento social.

Nos cinco primeiros meses do ano, a Bahia registrou índices acima da média nacional. Em janeiro, o estado teve uma média de 3.02 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto que o Brasil teve uma média de 1.79. Em maio, último mês analisado. O índice baiano caiu para 2.78, enquanto que a média nacional ficou em 1.68.

Bruno Paes Manso, do NEV-USP, diz que outro dado que chamou a atenção foi o aumento da violência policial “O crescimento da violência em ações da polícia também tem chamado a atenção em alguns estados, como Rio, São Paulo e Bahia. Essas ações policiais acabam muitas vezes desestabilizando a cena criminal nos territórios, aumentando a violência.”

Paes Manso diz que ainda é cedo para identificar as causas dessas dinâmicas, mas algumas questões podem ser levantadas. "Será que as autoridades estaduais estão fragilizadas com a crise criada pelo coronavírus? Será que os governos têm encontrado dificuldades para controlar os excessos das polícias? A percepção da fragilidade das instituições levou quadrilhas rivais a disputarem poder e territórios ou a polícia a agir com excesso de violência?", questiona.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.