Banco Central alerta para golpes relacionados a valores a receber

Falsas mensagens passaram a circular na internet nos últimos dias

[Banco Central alerta para golpes relacionados a valores a receber]

FOTO: Reprodução/Pixabay

O Banco Central (BC) emitiu alerta para golpes relativos ao sistema Valores a Receber. De acordo com a instituição, os serviços de atendimento ao cidadão têm recebido um volume quatro vezes maior que a média de consultas sobre informações inverídicas. Grande parte das falsas mensagens passaram a circular na internet nos últimos dias. Por isso, o banco  recomendou uma série de medidas para evitar golpes.

A primeira dica diz respeito a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar valores esquecidos no Banco Central imediatamente via PIX. Nesse caso, o órgão orienta o cidadão a ignorar o conteúdo das mensagens e a não clicar em links. Esses links, informou o BC, roubam senhas em redes sociais e podem instalar vírus e programas espiões no celular do usuário.

Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais do órgão, jamais por aplicativos de mensagens ou SMS. O banco esclareceu que a consulta a valores esquecidos está suspensa desde abril. Apesar de as instituições financeiras recomeçarem a enviar dados em janeiro, a reabertura das consultas e dos saques continua sem previsão de retorno. 
 


Comentários