Banco do Brasil e Caixa devem deixar a Febraban

Decisão já teria sido informada ao ministro da Economia, Paulo Guedes

Por Da Redação
Ás

Banco do Brasil e Caixa devem deixar a Febraban

Foto: Reprodução

Segundo o Estadão/Broadcast, o Banco do Brasil e a Caixa Economica resolveram deixar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e já avisaram a decisão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

O motivo da saída é por causa de um manifesto que a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) deve publicar na terça-feira (31) com um pedido de harmonia entre os três Poderes.

A Febraban é signatária do documento. De acordo com fontes do jornal Estadão, o entendimento dos bancos públicos é que a instituição, que representa o setor no País, é privada e está se posicionando de forma política, o que ambos, controlados pelo governo, discordam.

Os dois bancos teriam encaminhado nota à Febraban, comunicando a saída da entidade caso o manifesto seja publicado. Ainda segundo relatos colhidos pela reportagem, ambos se posicionaram contra a adesão à iniciativa, que foi votada na instituição e teve concordância da maioria. 

O manifesto não cita o presidente Jair Bolsonaro, mas traz críticas implícitas à gestão de Paulo Guedes e foi encarado pelos bancos públicos como uma clara discordância à política econômica. 

Nas duas instituições, há uma ala que se preocupa se a saída da Febraban pode ser questionada por órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF), ficando caracterizado como ingerência política. Além disso, o desligamento dos dois maiores bancos da associação que representa as instituições financeiras pode ter consequências em "objetivos comuns", como a reforma tributária, em que todos estão do mesmo lado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário