Banco internacional investe R$1 bilhão no Butantan para ampliar produção de vacinas
O acordo com a BID Invest promete ampliação da fabricação de imunobiológicos; obra deve ser concluída em até cinco anos

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Fundação Butantan receberá do BID Invest banco filiado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) R$1 bilhão para o financiamento de duas novas construções em seu parque industrial: o Centro de Processamento Final de Imunobiológicos (CPFI) e o Centro de Produção de Vacinas em Ovos 2 (CPVO-2). As novas fábricas serão especializadas na produção de vacinas contra gripe e Covid-19 e outros imunobiológicos do Butantan.
O CPFI será destinado a envase e liofilização, etapas de finalização de diferente imunobiológicos produzidos pela fundação, como vacinas, soros e anticorpos monoclonais, servindo de apoio a todas as outras fábricas do parque industrial. Já o CPVO-2 é uma planta de expansão da produção de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) com base em ovos, a exemplo da vacina da gripe e da ButanVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Butantan.
Para Cristiano Gonçalves, gerente de inovação do Butantan, a aproximação com o BID Invest foi positiva. "A equipe do BID realizou uma diligência para avaliar a fundação em pontos como governança corporativa e aspectos financeiros, o impacto social e ambiental das obras, equidade em recursos humanos, igualdade de gênero e sustentabilidade. O resultado foi que o Butantan é muito bem preparado e atende às premissas do BID. Foram reuniões bastante produtivas que deixaram muitos aprendizados", afirmou Gonçalves.