Bar O Cravinho é interditado durante ação da polícia civil
Ação faz parte da operação que fiscaliza a comercialização de bebidas adulteradas em Salvador

Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia
O bar O Cravinho, um dos mais tradicionais de Salvador, foi interditado nesta quinta-feira (16) após uma operação de fiscalização constatar a venda de produtos sem nota fiscal e a ausência de alvará de funcionamento. O estabelecimento, localizado no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho, foi alvo de uma ação conjunta da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Procon-BA, da Codecon e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A interdição integra mais uma etapa da Operação Bebidas Etílicas, que tem como objetivo identificar e retirar de circulação bebidas alcoólicas consideradas impróprias para o consumo. Durante a ação, diversos barris foram apreendidos.
A intensificação das fiscalizações ocorre em meio à investigação de casos de intoxicação por metanol na Bahia. A substância, diferente do etanol, é altamente tóxica e não pode ser metabolizada pelo organismo humano.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (15), o Brasil já registrou 148 notificações de suspeita de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas adulteradas, sendo 41 casos confirmados e 107 ainda em investigação.
O Cravinho é conhecido por suas misturas artesanais de cachaça com ervas, frutas e raízes, e por seu ambiente rústico, decorado com madeira e barris onde as misturas envelhecem. Além das bebidas, o local também é famoso pelos petiscos típicos, como a moela ao molho apimentado, um dos pratos mais tradicionais do cardápio.