Barroso afasta Chico Rodrigues do mandato no Senado por 90 dias

Líder da oposição no Senado diz que, no entender dele, o Senado deve confirmar a decisão de Barroso

Por Juliana Dias
Ás

Barroso afasta Chico Rodrigues do mandato no Senado por 90 dias

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, nesta quinta-feira (15), que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que foi encontrado com dinheiro na cueca, seja afastado do cargo por 90 dias. O político foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal na Operação Desvid19, que apura esquema de desvio de verbas públicas destinadas ao combate à pandemia da Covid-19 em Roraima. A ação da PF foi autorizada pelo ministro Barroso na quarta e tentou esconder cerca de R$ 30 mil dentro, parte dele, inclusive, nas nádegas. De toda forma, a determinação de Barroso tem que ser analisada pelo Senado, que tem que autorizar o afastamento. 

Em nota divulgada na quarta (15), Chico Rodrigues registrou entender que a Polícia Federal cumpriu a parte dela em fazer buscas em uma investigação na qual o nome dele foi citado, mas negou irregularidades. O senador ainda colocou que tem um passado limpo e uma vida decente e que, nos trinta anos em que está na política, conheceu muita gente mal intencionada com o intuito de macular a imagem dele e destacou que isso se intensifica em um período eleitoral conturbado.

Chico Rodrigues foi afastado nesta quinta da vice-liderança do governo de Jair Bolsonaro, que também na quarta afirmou que daria “uma voadora no pescoço” de quem praticasse corrupção no seu governo. Essa fala do presidente aconteceu em uma conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, quando ele destacou justamente a operação que acontecia em Roraima. Nesta quarta, Bolsonaro colocou não ser "responsável" pelo fato que protagonizou seu o ex-líder.
"Essa investigação de ontem é exemplo típico do meu governo que combate a corrupção seja de quem for. Vocês estão há dois quase sem ouvir falar em corrupção no meu governo. O meu governo são ministros, [presidentes] de estatais e de bancos oficiais. Pessoal acha que toda corrupção tem a ver com o governo. Lamento o desvio de recursos", afirmou.

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues, adiantou que, no entender dele, o Senado deve confirmar a decisão de Barroso e adiantou que na próxima semana irá protocolar o pedido para abertura de um processo pedindo a cassação do mandato de Chico Rodrigues. "Sua conduta é incompatível com a ética e com o parlamentar. A decisão do ministro é necessária para preservar a ordem pública e manter a condução das investigações", concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário