BC volta a discutir criação de moeda digital brasileira

Grupo se reuniu para debater diretrizes gerais, benefícios e tecnologias

Por Da Redação
Às

BC volta a discutir criação de moeda digital brasileira

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Durante o seminário virtual Operações Offline, Banco Central (BC) voltou a debater, nesta quinta-feira (09), a criação do "real digital", uma moeda digital oficialmente brasileira certificada pela autoridade monetária. O grupo discute as diretrizes gerais, benefícios e tecnologias a serem adotados para viabilizar a implantação. 

A entidade busca achar uma forma de tornar viável a adoção de uma moeda offline que seja segura, mas que também possa incluir a população sem acesso ao sistema bancário e com acesso limitado a recursos como smartphones, energia elétrica e internet.

O encontro é o terceiro de uma série chamada 'O Real Digital'. Nos debates, o BC busca definir as bases para a possibilidade de criação de uma CBDC (Central Bank Digital Currency), que acompanhe a evolução tecnológica da economia brasileira e aumente a eficiência do sistema de pagamentos de varejo.

A medida visa incentivar o desenvolvimento de novos modelos de negócio e outras criações que acompanhem os avanços tecnológicos, além de incluir o Brasil em outros cenários econômicos e aumentar sua eficiência nas transações com outros países.

O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central, Fabio Araújo, esclarece que a moeda digital é diferente das criptomoedas.

“Os criptoativos, como o bitcoin, não detêm as características de uma moeda, mas sim de um ativo. A opinião do Banco Central sobre criptoativos continua a mesma: estes são ativos arriscados, não regulados pelo Banco Central, e devem ser tratados com cautela pelo público”, explica.

A moeda digital é uma representação digital da moeda já emitida pela autoridade monetária nacional, o real, que já existe e é assegurado pelo banco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário