Biden e Xi conversam para evitar que 'competição não se transforme em conflito' entre EUA e China
Segundo a nota, a ligação foi realizada por Biden e dedicada ao futuro da relação entre Washington e Pequim

Foto: Reprodução/G1
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesta sexta-feira (10), pela segunda vez, por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, desde que assumiu à Presidência dos Estados Unidos em janeiro. No telefonema que durou 90 minutos, os líderes das duas maiores potências globais acertaram em agir para evitar que as tensões bilaterais se transformem em um confronto.
Segundo uma nota divulgada pela Casa Branca, a ligação foi realizada por Biden e dedicada ao futuro da relação entre Washington e Pequim, notada por uma guerra comercial e por disputas em frentes tecnológicas, militares, territoriais e sobre a origem da Covid-19.
Ainda conforme a nota, foi discutida a “responsabilidade de ambas as nações de garantir que a competição não se transforme em conflito”. Biden ainda ressaltou o “interesse permanente dos EUA na paz, estabilidade e prosperidade” na Ásia.
“Os dois líderes tiveram uma discussão ampla e estratégica na qual discutiram áreas em que nossos interesses convergem, e áreas nas quais nossos interesses, valores e perspectivas divergem”, afirmou a nota. “Eles concordaram em se engajar em ambas as questões aberta e diretamente.”