Biden volta atrás e mantém regra de Trump para expulsar imigrantes
Disseminação da variante Delta nos EUA determinou postura do governo

Foto: Reprodução/R7
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, decidiu manter em vigor uma medida de saúde pública herdada do seu antecessor, Donald Trump. A regra criada pela Casa Branca, na pandemia, permite que o país expulsasse diversos imigrantes nos últimos meses por conta do avanço da Covid-19.
Confirmada pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), a decisão mostra uma mudança de postura do governo, que trabalhava para mudar a medida, conhecida como Título 42. Como parte do Código Sanitário americano, permite ao governo proibir a entrada de pessoas nos EUA quando houver "um sério perigo de uma nova doença ser introduzida" ao país.
Há alguns meses, Biden sofre pressão interna de alguns democratas e ativistas de direitos humanos para revogar a regra. Segundo eles, a medida é usada menos para fazer frente ao risco sanitário e mais para conter o fluxo na fronteira e acalmar a pressão de republicanos que demandam políticas imigratórias mais contundentes.
A disseminação da variante Delta e o aumento de casos de Covid-19 nos EUA, possibilitaram que houvesse esse impulso no argumento de saúde pública.