Black Friday no Brasil tem promoções modestas, diz XP

Análise revela impacto discreto nos preços, apesar do crescimento das vendas

Por Da Redação
Às

Black Friday no Brasil tem promoções modestas, diz XP

Foto: Pexels

A Black Friday firmou-se no varejo brasileiro, mas um estudo da XP indica um impacto considerado modesto nos preços durante esse período. Ao observar a evolução dos preços nos meses de outubro e novembro, a pesquisa apontou uma queda quase imperceptível para os consumidores.

Dos itens avaliados, um dos que registrou a maior queda foi o de perfumes, com desconto médio de apenas 2,9% nos últimos anos. Apesar dos descontos considerados modestos, a data continua sendo importante para o comércio, já que o mesmo estudo confirmou um aumento do movimento no varejo durante esse período.

Para compreender melhor o que se torna mais acessível na Black Friday, a XP analisou o impacto da promoção em três períodos distintos, sendo o mais recente entre 2020 e 2022, marcando a consolidação da promoção no comércio eletrônico. O estudo foi conduzido com subitens e grupos do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), comparando novembro com outubro.

Durante esse período, apenas dois segmentos registraram descontos médios: TV, som e informática, e higiene pessoal. Individualmente, "produtos para unha" apresentaram a maior queda, com desconto médio de 3%, seguidos por perfumes, com redução de 2,9% em novembro em relação a outubro.

No segmento de TV, som e informática, os descontos também se apresentaram, porém de maneira mais modesta. Os computadores pessoais tiveram uma queda de 2,5%, os aparelhos de som uma média de 2%, e os televisores um desconto médio de 0,3%.

"O comportamento da série mudou consideravelmente entre os três períodos destacados. De 2020 a 2022, as reduções em novembro foram mais significativas, com destaque para os computadores pessoais", cita o estudo da XP.

Entretanto, os descontos se limitam a esses itens. A pesquisa aponta vários segmentos e produtos que têm aumento de preços nessa época do ano. Embora os descontos sejam modestos, o movimento no comércio cresce. O estudo observou que a maioria dos segmentos são beneficiados com vendas maiores nesse período.

"No geral, nota-se um aumento médio no volume de vendas entre outubro e novembro nos anos mais recentes, o que pode estar associado à crescente importância da data no varejo brasileiro", menciona a pesquisa.Entre os setores do comércio, a XP destaca o setor de eletrodomésticos, que registrou um crescimento médio de 17,6% entre 2020 e 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.