Black Friday no Brasil tem promoções modestas, diz XP
Análise revela impacto discreto nos preços, apesar do crescimento das vendas

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A Black Friday firmou-se no varejo brasileiro, mas um estudo da XP indica um impacto considerado modesto nos preços durante esse período. Ao observar a evolução dos preços nos meses de outubro e novembro, a pesquisa apontou uma queda quase imperceptível para os consumidores.
Dos itens avaliados, um dos que registrou a maior queda foi o de perfumes, com desconto médio de apenas 2,9% nos últimos anos. Apesar dos descontos considerados modestos, a data continua sendo importante para o comércio, já que o mesmo estudo confirmou um aumento do movimento no varejo durante esse período.
Para compreender melhor o que se torna mais acessível na Black Friday, a XP analisou o impacto da promoção em três períodos distintos, sendo o mais recente entre 2020 e 2022, marcando a consolidação da promoção no comércio eletrônico. O estudo foi conduzido com subitens e grupos do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), comparando novembro com outubro.
Durante esse período, apenas dois segmentos registraram descontos médios: TV, som e informática, e higiene pessoal. Individualmente, "produtos para unha" apresentaram a maior queda, com desconto médio de 3%, seguidos por perfumes, com redução de 2,9% em novembro em relação a outubro.
No segmento de TV, som e informática, os descontos também se apresentaram, porém de maneira mais modesta. Os computadores pessoais tiveram uma queda de 2,5%, os aparelhos de som uma média de 2%, e os televisores um desconto médio de 0,3%.
"O comportamento da série mudou consideravelmente entre os três períodos destacados. De 2020 a 2022, as reduções em novembro foram mais significativas, com destaque para os computadores pessoais", cita o estudo da XP.
Entretanto, os descontos se limitam a esses itens. A pesquisa aponta vários segmentos e produtos que têm aumento de preços nessa época do ano. Embora os descontos sejam modestos, o movimento no comércio cresce. O estudo observou que a maioria dos segmentos são beneficiados com vendas maiores nesse período.
"No geral, nota-se um aumento médio no volume de vendas entre outubro e novembro nos anos mais recentes, o que pode estar associado à crescente importância da data no varejo brasileiro", menciona a pesquisa.Entre os setores do comércio, a XP destaca o setor de eletrodomésticos, que registrou um crescimento médio de 17,6% entre 2020 e 2022.