/

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Boa média de gols faz do Bahia um dos melhores ataques do Brasileirão

Notícias
Esportes

Boa média de gols faz do Bahia um dos melhores ataques do Brasileirão

Média de 1,5 gol por partida, reflete bom aproveitamento de alguns jogadores e estilo de jogo do técnico Roger Machado

Por Da Redação
Boa média de gols faz do Bahia um dos melhores ataques do Brasileirão
Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Os três gols marcados na vitória contra o Fluminense, além de confirmarem a boa fase do Bahia, também trouxe um dado importante, o tricolor tem um dos melhores ataques do Brasileirão com nove gols marcados, só fica atrás de Flamengo (11), Fluminense (12) e Palmeiras (13).

O bom índice deve-se ao fato do time ser um dos que mais finaliza no campeonato. Ao todo já foram 88 chutes em direção ao gol. Além disso, ao longo dos seis jogos do Bahia no torneio, foram 209 chutes antes de marcar. Um fator determinante para esses números é o bom aproveitamento de alguns atletas, caso do atacante Artur, líder de cruzamentos do Brasileiro, e um dos artilheiros, com três gols marcados. O jogador tem sido a válvula de escape quando a equipe precisa de velocidade para adentrar a área adversária. Gilberto, artilheiro do tricolor no ano, também é fundamental por ser o jogador do time que mais arremata na direção do gol, com 14 finalizações.

Apesar de manter pouca posse de bola em alguns confrontos, o tricolor consegue ser muito eficiente na recuperação. Com uma rapidez na hora de armar o contra-ataque, o time consegue em muitos momentos oferecer perigo ao adversário. Postura influenciada pelo comando técnico. Quando chegou ao Bahia, Roger Machado afirmou gostar de manter o controle da bola, mas de forma mais aguda na direção do gol. O treinador gosta de um estilo de jogo que valoriza pressão para recuperar a bola, uma boa troca de passes e até um bom controle da posse. Ainda segundo o técnico, esse controle serve para desestruturar a linha de defesa do oponente e chegar com perigo na meta adversária. Uma alta troca de passes sem objetividade não traz resultados. Vide o último confronto, onde o Fluminense, adversário recente, manteve mais posse, mas pouco conseguia atacar. 

Em todas as partidas disputadas no Brasileiro, Roger tem adotado o esquema 4-3-3. Com quatro jogadores na linha de defesa, três no meio campo e três no campo de ataque, o estilo vem sendo eficiente principalmente pelo bom poder de marcação de Gregore, o volante é o líder de desarmes da competição, com 23 interceptações. Média de três certos por partida. Geralmente ao recuperar a bola, ele já procura uma ligação com os pontas ou distribuir a jogada no meio-campo, que permite uma maior aproximação da área defensiva do adversário.

A próxima oportunidade para o Bahia manter a boa média de gols na competição será contra o Grêmio, no próximo domingo, em Pituaçu. Antes, o tricolor tem o jogo decisivo pela Copa do Brasil, nesta quarta (29) na Fonte Nova, contra o São Paulo, valendo classificação para as quartas de finais. Um simples empate garante à classificação a equipe baiana.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102