Bolsonaro defende reforma do Conselho de Segurança da ONU no Brics

Reunião do grupo acontece nesta quinta-feira (23), na modalidade virtual

[Bolsonaro defende reforma do Conselho de Segurança da ONU no Brics]

FOTO: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, nesta quinta-feira (23), da 14ª Cúpula do Brics, que acontece virtualmente. Na ocasião, ele defendeu as reformas de organizações internacionais, em especial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil tenta um assento permanente no órgão, que é composto pelos Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. 

“Devemos somar esforços em busca da reforma das organizações internacionais, como o Banco Mundial, o FMI e o sistema das Nações Unidas, em especial o seu Conselho de Segurança. O peso crescente das economias emergentes e em desenvolvimento deve ter a devida e merecida representação”, disse o presidente em discurso.

Além de Bolsonaro, estão presentes na reunião os representantes dos demais países: Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia), Xi Jinping (China) e Cyril Ramaphosa (África do Sul).

Durante sua fala, Bolsonaro não comentou sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, apenas mencionou que Putin o recebeu "muito bem" no país em fevereiro deste ano.


Comentários