Bolsonaro fecha acordo sobre liberdade religiosa no Oriente Médio
Presidente realizou visita oficial ao Bahrein nesta terça (16)

Foto: Alan Santos/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), assinou nesta terça-feira (16), durante visita oficial ao Bahrein, no Oriente Médio, um “memorando de entendimento” na promoção da tolerância e da liberdade religiosa entre os governos do Brasil e do país do golfo pérsico. O evento aconteceu após a inauguração da embaixada brasileira no Bahrein.
“Desejo reafirmar a intenção brasileira de aprofundar a cooperação com o Bahrein na promoção da coexistência pacífica entre os povos. O Brasil orgulha-se de ser um país acolhedor, em que praticantes do cristianismo, do islamismo, do judaísmo, das religiões afrobrasileiras e outras convivem, e sempre conviveram harmoniosamente”, disse Bolsonaro.
O documento assinado prevê a cooperação entre o Centro Global Rei Hamad e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Desde 2017, o Bahrein tem despontado, entre as nações vizinhas, na defesa dos direitos de liberdade religiosa. Na época, o rei Hamad bin Isa Al-Khalifa elaborou a Declaração do Reino do Bahrein com cinco princípios para “reforçar a paz para além das fronteiras”. Desde a Primavera Árabe, em 2011, o país tem sido palco de crescente tensão política e social.