Bolsonaro mantém índice de aprovação de 39%, diz pesquisa

Aprovação presidencial é maior na região Norte (57%)

[Bolsonaro mantém índice de aprovação de 39%, diz pesquisa]

FOTO: Marcos Corrêa/PR

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame em parceria com o instituto IDEIA divulgada nesta sexta-feira (23), a provação do governo de presidente Jair Bolsonaro (sem partido) segue no patamar de 39%, mesmo nível observado desde setembro. Segundo a pesquisa, os índices de aprovação seguem constantes, principalmente entre as classes mais baixas.

Além disso, apesar do nível de aprovação, o levantamento aponta que a mesma porcentagem desaprova o governo: 39%. Outros 21% nem aprovam ou desaprovam, enquanto 1% não soube responder.  No início de outubro, a popularidade do presidente também estava em 39%, depois de uma queda de cerca de dez pontos percentuais entre o mês de março, no início da pandemia, e maio. A aprovação presidencial é maior nas regiões Norte (57%), Centro-Oeste (48%) e Sul (47%). 

“O Norte lidera o ranking de popularidade do governo porque concentra uma boa parcela de brasileiros pobres que foram beneficiados pelo auxílio emergencial. No Centro-Oeste, por outro lado, o agronegócio, o único setor da economia que deve crescer este ano, é pujante, o que justifica a popularidade do governo”, avalia Mauricio Moura, fundador do IDEIA

Já em relação às classes sociais, a pesquisa aponta que as famílias que ganham entre três e cinco salários mínimos estão entre as que mais aprovam o presidente, com 43% das preferências, praticamente empatadas com aquelas com renda mensal entre um e três salários mínimos (40%). O levantamento foi realizado por telefone com 1.200 pessoas, em todas as regiões do país, entre os dias 19 e 22 de outubro.  A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!