Bolsonaro passa por cirurgia e deve realizar novo procedimento no dia 31, afirma boletim médico
Ex-presidente permanece internado em Brasília após cirurgia e passará por endoscopia para avaliar refluxo

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, na tarde desta terça-feira (30), um novo boletim sobre o estado de saúde do gestor, que segue internado no Hospital DF Star, em Brasília. O informe foi publicado após Bolsonaro ser submetido a um novo procedimento cirúrgico, com duração aproximada de três horas.
Segundo os médicos, o ex-presidente apresentou novos episódios de soluços persistentes e, por isso, passou por uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos, em ambos os lados. Ele permanece em recuperação pós-operatória da cirurgia de hérnia inguinal bilateral, realizada por via convencional.
O boletim também informa que Bolsonaro deverá ser submetido, nesta quarta-feira (31), a uma endoscopia digestiva alta, com o objetivo de avaliar um quadro de refluxo gastroesofágico.
Ainda de acordo com a equipe médica, o ex-presidente continua em fisioterapia respiratória, faz uso de terapia de CPAP durante o período noturno e segue com medidas preventivas para trombose. O hospital não divulgou previsão de alta.
Bolsonaro já havia passado por duas intervenções semelhantes nos últimos dias, na tentativa de controlar o problema. No sábado (27), foi realizado o bloqueio do nervo frênico do lado esquerdo, e na segunda-feira (29), do lado direito.
O ex-presidente está internado desde o dia 24 de dezembro no hospital DF Star, em Brasília. Ele foi submetido no dia seguinte a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, procedimento que ocorreu sem intercorrências. A cirurgia foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após solicitação da defesa.
Confira o boletim médico na íntegra:
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta, amanhã (31), para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose.
Leia mais:
Bolsonaro passará por outro procedimento médico na véspera de Ano Novo, segundo coluna


